Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Criar Sites Estáticos

Olá pessoal,

Eu gostaria de desenvolver um site estático para um cliente. Bem site institucional mesmo.

Para isso eu gostaria de saber uma forma para eu poder incluir cabeçalhos, rodapés e outros elementos nas páginas mas sem a utilização de linguagens de back-end.

Por exemplo:

Eu quero criar o arquivo cabecalho.html e dentro do arquivo paginaX.html eu quero incluir o arquivo cabecalho.html.

O que vocês usariam para este caso? Seria Angular? React? Algo de automatização?

Obrigado.

7 respostas

Oi Marcos, tudo bem?

Eu iria de Wordpress para nao ter que programar.

Ainda mais que sites institucionais em geral são estáticos e requerem pouca manutenção.

O que você disse do cabecalho.html basicamente é fazer um include, o que é possível com PHP e HTML de uma forma bem tranquila também. Se quiser ler sobre recomendo a apostila de HTML da Caelum que explica bem tim-tim-por-tim-tim como fazer.

Espero ter ajudado e bons estudos,

Abcs!

Natan com PHP eu sei perfeitamente como fazer.

Porém eu gostaria de algo que eu pudesse fazer os includes em ambiente de produção e quando fosse implantar ele gerasse pra mim apenas arquivos html, css e js.

Não sei se consegui explicar muito bem o que eu quero.

Oi Marcos,

Putz só sei fazer com PHP também.

Há uma especificação nova para includes com HTML puro mas ainda não há suporte.

Vamos ver se outra pessoa sabe e consegue te ajudar mais.

Abcs!

Oi Natan,

Sem problemas rs.

Pelo que ando pesquisando acho q a melhor saída é usar o PHP mesmo hahaha

Mas vlw pela tentativa cara..

solução!

Ah, dá uma olhada no Jekyll, que é basicamente um gerador de sites estáticos.

Estou dando uma estudada nele pra ver se compensa no meu caso..

Por enquanto ta legal..

Você conhece bem ele?

Oi Marcos,

Haha no problem!

Apenas ouvi falar dele e que é feito em Ruby. :)

Abcs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software