Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Criar OLAP com PostgreSQL.

Boa tarde!

Pessoal, estou implementando o conhecimento adquirido neste curso usando como DW o PostgreSQL, gostaria de saber se é possível criar uma base OLAP usando o Integration Services do Visual Studio com o banco de dados citado acima?

Caso a resposta for negativa, a melhor ferramenta para criar uma base OLAP com o PostgreSQL seria o Pentaho Mondrian?

Desde já agradeço!

7 respostas

Oiii Gabriel, tudo bom?

Siimm, é possível fazer usando o Integration Services do Visual Studio. Vou deixar pra você alguns links que podem te auxiliar nesse projeto.

Espero que isso te ajude. Qualquer coisa estou à disposição, tá bom? :)

Boa tarde!

Gabriela, tudo bem?

Estou tentando realizar a construção dos cubos a partir do primeiro link, consigo criar as fontes, porém ao criar a exibição de fontes de dados o seguinte erro é apresentado:

[500] Could not execute the specified command: Server error [SQL state: 42601]: syntax error at or near "[" (Character 18)

Server error [SQL state: 42601]: syntax error at or near "[" (Character 18) (System.Data.CData.PostgreSQL)

Como pode ser visto na imagem abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1tiwv2CvNmayYy7R8pVU-_2Vhv4U55ig-/view?usp=sharing

Não sei se estou errando em algum passo, mas você pode me dar um direção?

Gabriel, oi

O erro que retorna, é um erro de sintaxe. Eu precisaria ver como você digitou os comandos SQL ali. Compartilha comigo, por favor?

Fico no aguardo :)

Bom dia!

Então, eu não digitei nenhum comando SQL, pois no tutorial nenhum comando é digitado.

Gabriel,

Descobri o problema, o SQL gerado existe entre colchetes (a consulta é envolvida por algo gerado por Microsoft.AnalysisServices), mas PostgreSQL não permite colchetes ao redor da tabela. E assim, para corrigir eu acredito que não tem como, pois não temos uma forma de alterar o SQL gerado. Dê uma olhada nesse link, se te ajuda em algo.

Qualquer coisa me fale, tá bom? :)

solução!

Boa tarde!

Gabriela, entrei em contato com a empresa fornecedora do conector e eles pediram para setar o parâmetro QueryPassthrough das propriedades do conector para false, realizei o procedimento e funcionou.

Imagem - QueryPassthrough

Muito obrigado pelo apoio.

Oi Gabriel,

Caramba, não fazia ideia disso. Que bom deu certo resolver.

Qualquer coisa estou sempre por aqui, bons estudos :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software