Estou fazendo o curso usando o IntelliJ e não estou conseguindo criar o jar executável, conseguem me ajudar, por favor? Obrigada!
Estou fazendo o curso usando o IntelliJ e não estou conseguindo criar o jar executável, conseguem me ajudar, por favor? Obrigada!
Criar um arquivo JAR executável no IntelliJ é um processo relativamente simples (se vc ja conhece), mas indicaria vc fazer com o mesmo do curso.
Certifique-se de que seu projeto Java esteja aberto no IntelliJ IDEA.
Vá até File
> Project Structure
(ou pressione Ctrl
+ Alt
+ Shift
+ S
em sistemas Windows/Linux, ou Cmd
+ ;
em macOS).
Na janela que se abre, clique em Artifacts
no lado esquerdo.
Clique no botão +
(Adicionar) e escolha JAR
> From modules with dependencies...
.
No diálogo que aparece, escolha o módulo principal com o qual você deseja criar o JAR executável.
Certifique-se de selecionar a opção Extract to the target JAR
no campo Extract to the target JAR
.
Clique em OK.
Se o IntelliJ não detectar automaticamente o Manifesto, você precisará configurá-lo manualmente:
Create Manifest
na janela do artefato.MANIFEST.MF
para você, que é necessário para especificar a classe principal e outras informações.Abra o arquivo MANIFEST.MF
.
Adicione uma linha Main-Class
seguida pelo nome completo da sua classe principal (por exemplo, com.meupacote.MinhaClassePrincipal
).
Clique com o botão direito do mouse no seu projeto no IntelliJ.
Selecione Build
> Build Artifacts
.
Escolha a opção Build
.
Após seguir esses passos, o IntelliJ IDEA construirá o arquivo JAR executável para você. Você poderá encontrá-lo no diretório out/artifacts/NOME_DO_SEU_ARTEFATO/
.
Lembre-se de que, para que o JAR seja executado corretamente, a classe especificada no Manifesto (Main-Class
) deve ter um método public static void main(String[] args)
.
Espero que isso ajude você a criar seu arquivo JAR executável no IntelliJ!