Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Criar o backend com Python ou PHP?

Criei um site HTML e CSS, porem nesse site eu tenho um formulario que gostaria de enviar as respostas dele para um email ja definido. Pesquisando como fazer isso, encontrei que é possivel enviar o formulario tanto com PHP e com Python, com isso me surgiu a duvida. consigo mesclar o código Python com o HTML e CSS? ou só com PHP mesmo? Entre Python e PHP, qual delas é o mais recomendado de se usar em sites?

2 respostas
solução!

Oii Lucas, como você está? Espero que esteja bem ^-^

"Consigo mesclar o código Python com o HTML e CSS? "

Consegue sim. O Python tem frameworks para trabalhar com a web, alguns exemplos são o Flask e o Django.

"Entre Python e PHP, qual delas é o mais recomendado de se usar em sites?"

Essa é uma pergunta que depende muito, pois ambos irão cumprir o objetivo. Muita das vezes essa escolha varia conforme escolha do programador no que se refere ao conhecimento que ele possui, escolha da empresa, dentre outros. Porém, no que se refere a sites o PHP é amplamente utilizado. O Python é uma linguagem de uso geral, então você consegue aplicá-la em outros cenários, como por exemplo: automatização, tratamento de dados, etc... Com a chegada do framework Django encontramos grandes variedades de sites feito com o backend em Python, porém, particularmente falando, caso o foco seja apenas web e você ainda não tenha conhecimento de Python, o PHP pode ser uma boa escolha. Deixo abaixo um artigo que evidencia a estatística de uso do PHP em sites, veja que chega a praticamente 80%:

Qual caminho seguir aqui na Alura caso a escolha seja Python?

Recomendo que você faça a formação Django

Qual caminho seguir aqui na Alura caso a escolha seja PHP?

Recomendo que você faça a formação PHP

Qualquer dúvida estou por aqui, tá bom? A gente vai conversando.

Abraços!

Muito obrigado Nádia, excelente explicação