criei uma pagina html com javascript que lê os dados de um broker mqtt e salva as informações no mysql. minha duvida é possivel salvar esta pagina num site hospedado na hostgator e ela ficar escutando o topico mqtt e salvando no banco 24hs por dia?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
criei uma pagina html com javascript que lê os dados de um broker mqtt e salva as informações no mysql. minha duvida é possivel salvar esta pagina num site hospedado na hostgator e ela ficar escutando o topico mqtt e salvando no banco 24hs por dia?
Olá, Luis! Tudo bem com você?
Quando você hospeda uma página HTML com JavaScript em um serviço como a HostGator, o código JavaScript é executado no lado do cliente, ou seja, no navegador do usuário. Isso significa que ele não ficará rodando continuamente no servidor para escutar o MQTT.
Seria mais adequado utilizar um ambiente de execução no servidor, como Node.js, que pode rodar de forma contínua e realizar essa tarefa de escutar o MQTT e salvar no MySQL. Você precisaria:
Dessa forma, o script pode rodar 24 horas por dia, independentemente de um navegador estar aberto ou não.
Espero ter ajudado!
Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!
Abraços :)
muito obrigado, era o que eu achava. o servidor hostgator não permite node.js.
se eu usar script php e uma tarefa agendada será que funcionaria? estava olhando o agendamento de tarefas.
Olá, Luis!
Sim, utilizar PHP junto com tarefas agendadas é uma solução viável! Com isso, você pode criar um script que se conecte ao broker MQTT e salve os dados no MySQL. Você pode configurar uma tarefa cron (se a HostGator permitir) para executar esse script em intervalos regulares.
obrigado pela pronta resposta