4
respostas

criar listener para ler mqtt e salvar no mysql

criei uma pagina html com javascript que lê os dados de um broker mqtt e salva as informações no mysql. minha duvida é possivel salvar esta pagina num site hospedado na hostgator e ela ficar escutando o topico mqtt e salvando no banco 24hs por dia?

4 respostas

Olá, Luis! Tudo bem com você?

Quando você hospeda uma página HTML com JavaScript em um serviço como a HostGator, o código JavaScript é executado no lado do cliente, ou seja, no navegador do usuário. Isso significa que ele não ficará rodando continuamente no servidor para escutar o MQTT.

Seria mais adequado utilizar um ambiente de execução no servidor, como Node.js, que pode rodar de forma contínua e realizar essa tarefa de escutar o MQTT e salvar no MySQL. Você precisaria:

1. Criar um script Node.js que se conecte ao broker MQTT, escute os tópicos desejados e insira os dados no MySQL.
  2. Hospedar esse script em um servidor que suporte Node.js.

Dessa forma, o script pode rodar 24 horas por dia, independentemente de um navegador estar aberto ou não.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

muito obrigado, era o que eu achava. o servidor hostgator não permite node.js.

se eu usar script php e uma tarefa agendada será que funcionaria? estava olhando o agendamento de tarefas.

Olá, Luis!

Sim, utilizar PHP junto com tarefas agendadas é uma solução viável! Com isso, você pode criar um script que se conecte ao broker MQTT e salve os dados no MySQL. Você pode configurar uma tarefa cron (se a HostGator permitir) para executar esse script em intervalos regulares.

obrigado pela pronta resposta