Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Criar diretório no Linux

Olá!

Como faço para criar um diretório no Ubuntu? Por exemplo, digitei no terminal:

pwd
/home/mauricio

Aí tentei:

docker run -it -v "/home/mauricio/:/var/www" ubuntu

Mas não deu certo! Tentei usar a mesma ideia do Windows! Alguém pode e ajudar? Obrigado

4 respostas

Olá Mauricio, tudo bem? Não entendi muito bem sua dúvida! Você tem o diretório do seu usuário /home/mauricio e quer colocar esse mesmo diretório e tudo que está dentro do dele no container é isso? Ou você quer realmente criar o diretório apenas dentro do container, porque dessa forma:

Você está apenas fazendo o bind de pasta, ou seja, você está indicando que você deseja vincular a pasta /home/mauricio para a pasta /var/www do container, assim a pasta que vai existir dentro do container é a pasta /var/www. Então você poderia explicar melhor seu problema pra gente poder indicar a melhor alternativa!

Fico aguardando retorno!

Olá, Jonilson! Bom dia! Obrigado pela ajuda! Então, o instrutor usou o:

docker run -it -v "C:<caminho_diretorio>:/var/www" ubuntu

Aí, ao entrar no ubuntu da máquina virtual (não sei se essa é a forma correta de dizer), ele visualizou a pasta /var/www que apontava para o diretório do host (no windows). Eu quero fazer a mesma coisa e apontar para uma pasta minha do host para ao acessar a máquina via docker, possa abrir essa pasta no docker, mas o que eu criar nela ficará no host (são pastas compartilhadas). Porém, eu uso Ubuntu na minha máquina e ao executar esse comando e entrar no Ubuntu do Docker, eu vejo:

root: ls
bin boot dev etc ...

Quando na verdade eu queria ver o conteúdo real, da máquina host. Eu noto que ele chega a criar um pasta no meu notebook (pasta com cadeado), mas não consigo criar um arquivo e mantê-lo igual ao desligar o Docker, assim como no vídeo. Desculpa me "alongar"!

Obrigado

solução!

Agora entendi bem Mauricio, veja bem, quando você executou o comando:

Provalmente deve ter funcionando corretamente, só que o está acontecendo nesse comando é você está fazendo um bind das pastas, ou seja uma associação entre a pasta /home/mauricio/ para a pasta /var/www do container, então se você entrar na pasta /var/www do container da seguinte:

cd /var/www

E lista os arquivos e pasta com o comando:

ls

Você vai ver tudo o que está na pasta /home/mauricio/, então funcionou corretamente, agora se você deseja que as pasta /home/mauricio/ seja criada no container, então você tem que usar o comando da seguinte forma:

docker run -it -v "/home/mauricio/:/home/mauricio/" ubuntu

E dentro do container você pode entrar na pasta:

cd /home/mauricio

E depois ver o conteúdo da seguinte forma:

ls

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Demorei para voltar para o curso! Entendi o conceito agora, fui direto na pasta var/www do Docker e depois vi o arquivo! Obrigado!