3
respostas

Criar atalho do prompt

Olá

Uso o windows e gostaria de saber se tem como criar um atalho do prompt para que eu não precise digitar o caminho da pasta onde salvei o arquivo .py cada vez que eu for alterá-lo.

3 respostas

Oi Débora, você pode navegar até sua pasta onde está o arquivo .py no prompt e depois só ficar rodando python arquivo.py.

Para navegar nas pastas você usa o comando cd, vai ser mais ou menos assim cd caminhoDaPasta . Caso queira aprender sobre mais comandos no prompt aqui na Alura tem um curso sobre.

Oi Daniel. Desculpa, mas ainda não entendi. Achei na internet um vídeo que mostrava que sempre que faço python arquivo.py estou executando o programa, certo?

Mas no 1º curso de python o Flavio comenta que sempre que eu altero algo no arquivo.py eu preciso fechar e abrir o prompt novamente para conseguir acessar as funções do arquivo. Não sei se rodar o arquivo me dá acesso as funções dele.

O que eu estou fazendo é 1. fechar o prompt, 2. abri-lo novamente, 3. digitar o caminho, 4. digitar python, 5. digitar from arquivo import *

E aí tenho as funções disponíveis.

Mas é muito trabalhoso fazer isso cada vez.

Débora, eu não fiz o curso de Python então realmente eu não sei como é, fazendo alguns testes aqui eu não precisei fechar o meu terminal para adicionar novas funções e usa-las, eu apenas sai do python (ctrl + d) e abri de novo, assim eu tive que importar o arquivo novamente, mas não precisei sair do terminal. Faz um teste ai e vê se funciona, eu uso linux então pra mim deu certo, vê se você consegue, qualquer coisa posta aqui.