Boa tarde Pessoal!
Boa tarde Pessoal!
Olá Pablo,
Seja bem vindo à Alura!
Você pode me dar mais informações sobre a aplicação que você gostaria de desenvolver para eu poder encaminhá-lo melhor?
De qualquer jeito, já vou avisando que, pelo que você falou, talvez uma linguagem de scripts como ruby ou python seja mais eficiente para o tipo de trabalho que você quer fazer mas, mesmo assim, ainda é possível implementá-la em C# se você preferir assim!
Abraços, Alessandro
testeee
Pablo,
Na programação, muitas vezes é mais eficiente aprendermos a utilizar ferramentas que outras pessoas já fizeram, aumentando bastante a produtividade. Já existe uma ferramenta feita exatamente para esse próposito, então eu vou mostrá-la antes de te mostrar os caminhos para implementar a sua própria.
A ferramenta chama grep
e pode ser instalada nesse link.
Ela funciona sem interface gráfica, porém é de muito simples utilização, você escreve o comando grep
depois coloca a palavra
e depois o caminho do arquivo.txt
Ele mostra todas as linhas que contém aquela palavra e, se você quiser, pode adicionar a opção --count
para que ela mostre apenas o número de linhas.
Esse é um exemplo de funcionamento do programa:
rulojuka@lyra:/arquivos/workspace/caelum/codigos_teste$ cat arquivo.txt
uma linha muito legal que tem uma coisa
uma outra linha
essa nao tem a palavra
uma uma uma uma
espaço
outra coisa
uma ultima
rulojuka@lyra:/arquivos/workspace/caelum/codigos_teste$ grep "uma" arquivo.txt
uma linha muito legal que tem uma coisa
uma outra linha
uma uma uma uma
uma ultima
rulojuka@lyra:/arquivos/workspace/caelum/codigos_teste$ grep "uma" arquivo.txt --count
4
rulojuka@lyra:/arquivos/workspace/caelum/codigos_teste$
Essa é a ferramenta bruta, mas também é possível utilizá-la com uma interface gráfica, como por exemplo no programa AstroGrep
Dito isso, se você precisar mesmo implementar esse programa, recomendo que faça os cursos básicos de C#, que vão te ensinar o básico da programação orientada a objetos, como criar programas com interface gráfica utilizando o Windows Forms e também como manipular texto, que é o ponto chave do seu problema! Os cursos são os seguintes:
Curso C# I: Fundamentos da linguagem
Curso C# II: Orientação a objetos
Curso C# III: Tópicos Avançados
Abraços!
Muito Obrigado Alessandro!