4
respostas

Criando uma biblioteca com JAR

Olá Devs tudo bem?

Galera, estou precisando de uma força com uma situação no meu código, vou tentar ser o mais breve possível.

Estou fazendo o curso Java e java.lang: programe com a classe Object e String e atualemte estou na parte 3 - Distribuição de seu código -> Criando uma biblioteca com JAR, e para ser mais breve, fiz todos os passos da aula para exportar o código compilado, selecionei o projeto -> java ->JAR file (selecionei a pasta src com todos os seus pacotes) e selecionei a opção "Export generated class files and resources" e finalizei a geração do arquivo. Para fazer a importação e utilizar as classes, criei um novo projeto para utilizar essas classes compiladas e fechei todos os outro, criei um pasta chamada libs para guarda os dados "zipados com o .jar" e para deixar as classes visíveis fui no arquivo com as classes e acessei "Build Path > Add to Build Path" e sua representação de uma jarra surge e dentro estão todos os pacotes, porém ao tentar acessar os pacotes para utilizar as suas classes compiladas aparece a seguinte mensagem: The package testeExcecao is not accessible (O pacotes testeExcecao não é/esta acessível ) e desse modo não consigo utilizar as classes já compiladas contidas dentro do meu arquivo .Jar. Poderiam me ajudar com esse problema? Disponibilizei um print para auxiliar melhor. Desde já agradeço!!Print do erro para acessar as classes compiladas

4 respostas

Marinaldo, boa tarde.

Você poderia nos mostrar qual erro que está dando ao compilar?

Ola, bom dia. Esse é o problema, não complia, nao consigo utilizar as classes compiladas, so diz que nao está acessível.

achei que tinha algo haver com as classes serem públicas ou privadas, refiz com as classes somente piblicas e com sonente um metedo que retorna uma string "ok" e mesmo assim da o mesmo problema.

Marinaldo,

Por gentileza clica no Run e manda o log de erro que está aparecendo. Sei que você disse que não está acessivel, mas só para ter uma ampla visão de tudo.

Certo, porém antes eu fiz um novo teste com um outro protejo, exportei as classes compiladas e fiz novamente o mesmo procedimento, deu o mesmo erro, porém pesquisando no youtube e em outros locais que por sinal não me lembro onde foi ao certo, porém foi solicitado que no arquivo "module-info.java" foi adicionado essa linha

module praticando_utilizacao_de_biblioteca_java { requires classes; }

![](PRINT MODULE-INFO.JAVA )

após isso o código compilou e consegui utilizar as classes já compiladas em sua totalidade. ![](CONSEGUIU ACESSAR AS CLASSES COMPILADAS )

Com relação ao exemplo anterior, fiz como solicitado e compilei. ![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )