3
respostas

Criando um projeto de rede para uma startup de desenvolvimento de softwares como serviço

Então, como projeto tenho que criar um projeto de rede para uma empresa que está crescendo de maneira rápida. Quero fazer isso bem detalhado para entender. Mas, já fiquei baqueado. Porque, eles não passaram como que a rede era antes. Ou seja tenho que montar ela do zero também, antes e depois da sua restruturação.

• 20 estações de trabalho locais (desktops e notebooks);

• 10 notebooks (equipe de desenvolvimento e equipe de vendas);

• 5 impressoras laser + 1 impressora multifuncional, somente uma delas está ligada em rede;

• 1 servidor de controle de acesso, serviços de rede e armazenamento de arquivos;

• 1 servidor de hospedagem e controle de acesso para os clientes acessarem as aplicações;

• 1 Switch 48 Portas + Modem Roteador de Internet.

Isso é a base do projeto, mas não entendi como posso realizar ela direito. Fiz só um esboço de como pode ficar:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Para começar tipo tudo quero organizar todos os dispositivos (Aí depois eu ia ver a questão das conexões) que tem nesse sistema antes da restruturação, mas como estou aprendendo ainda fico perdido com muitas coisas.

3 respostas

Olá, Gabriel!

Vamos por partes para facilitar o processo. Primeiro, vamos organizar todos os dispositivos e depois pensar nas conexões.

Passo 1: Inventário dos Dispositivos

Dispositivos mencionados:

1. 20 estações de trabalho locais (desktops e notebooks)
  2. 10 notebooks (equipe de desenvolvimento e equipe de vendas)
  3. 5 impressoras laser + 1 impressora multifuncional (somente uma em rede)
  4. 1 servidor de controle de acesso, serviços de rede e armazenamento de arquivos
  5. 1 servidor de hospedagem e controle de acesso para os clientes acessarem as aplicações
  6. 1 Switch 48 Portas
  7. Modem Roteador de Internet

Passo 2: Organização dos Dispositivos

Vamos organizar os dispositivos em categorias:

1. Estações de Trabalho:

• 20 estações de trabalho locais
    • 10 notebooks
  2. Impressoras:

• 5 impressoras laser
    • 1 impressora multifuncional
  3. Servidores:

• 1 servidor de controle de acesso, serviços de rede e armazenamento de arquivos
    • 1 servidor de hospedagem e controle de acesso para os clientes acessarem as aplicações
  4. Equipamentos de Rede:

• 1 Switch 48 Portas
    • Modem Roteador de Internet

Passo 3: Planejamento da Rede

1. Topologia da Rede:

• Utilize uma topologia estrela, onde todos os dispositivos se conectam ao switch central.
  2. Conexões:

• Switch: Conecte todas as estações de trabalho, notebooks e servidores ao switch de 48 portas.
    • Modem Roteador: Conecte o modem roteador ao switch para fornecer acesso à internet a todos os dispositivos.
    • Impressoras: Conecte as impressoras que precisam estar na rede ao switch. As outras podem ser configuradas localmente.
  3. Configuração dos Servidores:

• Servidor de Controle de Acesso: Configure para gerenciar o acesso à rede e armazenar arquivos.
    • Servidor de Hospedagem: Configure para permitir o acesso dos clientes às aplicações.

Passo 4: Esboço da Rede

Com base no que você já desenhou, aqui está um esboço mais detalhado:

1. Switch:

• Conecte todas as estações de trabalho e notebooks ao switch.
    • Conecte o servidor de controle de acesso e o servidor de hospedagem ao switch.
    • Conecte o modem roteador ao switch.
  2. Impressoras:

• Conecte a impressora multifuncional ao switch.
    • As outras impressoras podem ser configuradas localmente ou, se necessário, conectadas ao switch.

Exemplo de Conexão:

Switch 48 Portas
  ├── Estações de Trabalho (20)
  ├── Notebooks (10)
  ├── Servidor de Controle de Acesso
  ├── Servidor de Hospedagem
  ├── Impressora Multifuncional
  └── Modem Roteador de Internet

Espero ter ajudado e bons estudos!

Então, comecei a fazer o esboço mais detalhado da rede. Porém no software da cisco não encontro nenhum switch de 48 portas. Eu poderia pegar dois switch de 24 e unir eles uma ligação de cabo cruzada para simular isso? Procurei muito mais só achei esse de 24, e para a primeira para do projeto ele já não suficiente para a quantidade de dispositivos que vai estar ligado nele. E além disso fiquei pesando como que eu posso fazer a configuração das impressoras Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Eu depois de um tempo acredito que consegui chegar em algum lugar: Aí tem essa parte a mais do projeto que A empresa irá contratar mais 20 funcionários, sendo 15 para ficarem fixos na empresa e 5 para compor o time que faz visitas a clientes. Portanto os equipamentos atuais não atendem às demandas da empresa.

O esboço que eu fiz ficou assim: Mas quando tento fazer um teste de envio de mensagem ele não consegue chegar no dispositivo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade