Que tipo de dado uso para definir um campo com Ano-Mês ao criar uma tabela no SQL Server?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Que tipo de dado uso para definir um campo com Ano-Mês ao criar uma tabela no SQL Server?
Oii Luciano, tudo joia?
Você pode utilizar o tipo de dado date mesmo. Ele vai guardar a data completa, mas ao fazer sua consulta, pode utilizar uma função que traga apenas o Ano-Mês desse campo que está criando, que no caso é o DATEPART().
Qualquer dúvida estou à disposição, tá bom? :)
Obrigado pela dica, Maria Gabriela!!! Eu consegui criar a tabela colocando o tipo do campo como "Date", mas ao incluir dados, o SQL apresentou a informação de estes não poderiam ser incluídos. Os dados são do tipo AAAA-MM e não possuem o dia. Neste caso, você sabe como solucionar este problema?
Oi Luciano,
O SQL Server não guarda apenas mês-ano em um campo tipo date. Por conta disso, sugeri guardar a data completa, pois pode ser que futuramente sua aplicação precise do dia, e utilizar a função no select para retornar ano-mês.
Porém, caso seja necessário guardar AAAA-MM, você pode utilizar o tipo varchar, vai atender a sua necessidade.
Me avise qualquer coisa, tá bom? :)