1
resposta

Criando o prompt de investimento

Estou pensando em investir R$ 6.500,00 em uma aplicação de renda fixa que oferece uma taxa de juros simples de 1% ao mês, por um período de 12 meses. Antes de realizar o investimento, gostaria de saber mais sobre a fórmula de juros simples e quais variáveis estão envolvidas nessa situação. Além disso, poderia me ajudar a calcular o valor dos juros e o valor final do meu investimento ao término dos 12 meses?

Eu preciso dessas informações para decidir se o retorno será suficiente para cobrir minhas despesas planejadas de fim de ano.

Resultado: Claro, vamos começar com a fórmula de juros simples. A fórmula é: J=P⋅i⋅n Onde:

J é o valor dos juros P é o valor principal (o valor inicial que será investido) i é a taxa de juros (por período) n é o número de períodos

Neste caso, Giovanna está planejando investir R$ 6.500,00 (P) em uma aplicação que oferece uma taxa de juros de 1% ao mês (i), por um período de 12 meses (n). Agora, podemos calcular o valor dos juros (J): J=6500⋅0.01⋅12=R$780,00 Portanto, Giovanna ganhará R$ 780,00 de juros após 12 meses. O valor final do investimento será a soma do valor principal e os juros ganhos, ou seja: F=P+J=6500+780=R$7280,00 Portanto, o valor final do investimento de Giovanna após 12 meses será de R$ 7280,00. Espero que isso ajude Giovanna a tomar sua decisão de investimento!

1 resposta

Olá, Ricardo, tudo bem?

Gostei bastante do seu prompt! Você forneceu o contexto do problema, o que ajuda bastante a obter respostas mais precisas e relevantes. O contexto ajuda a direcionar a IA sobre o que você está buscando ou discutindo.

É isso aí! Continue com essa dedicação, realizando as atividades propostas que você vai longe!

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!