Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Criando minha proto-persona

Olá pessoal, estou começando um projeto para a minha faculdade e ao pensar nas possíveis proto-personas me deparei com algumas dúvidas.

No caso o usuário são os alunos, então eu sou uma usuária. Outra informação importante é que conheço os alunos de todos os períodos do meu curso e são pessoas muito diferentes, com idades e comportamentos também diferentes, apesar dos objetivos serem basicamente os mesmos.

  • Nesse caso, existe um numero especifico de proto-personas que devemos criar?
  • Posso me espelhar em um determinado aluno criando uma photo-persona 100% real?
  • Devo criar photo-personas que sejam baseadas em uma de média de informações que tenho deles, a partir de padrões encontrados nos meus colegas?

Fico no aguardo.

3 respostas

Ola, no caso você pode sim criar mais de uma persona, a persona na verdade é o tipo de usuário que está com a dor, ou seja, com o problema e você tem que tentar atingir este usuário

solução!

Nesse caso, existe um numero especifico de proto-personas que devemos criar?

  • Quanto mais proto-personas, mais difícil pode ser o entendimento do contexto da aplicação, eu particularmente recomendaria um máximo de 3 proto-personas.

Posso me espelhar em um determinado aluno criando uma photo-persona 100% real?

  • Não recomendaria fazer uma proto-persona baseada em uma única pessoa. Você pode criar uma "média" de várias pessoas para criar uma proto-persona, ou levar em conta o contexto que sua aplicação terá e quem serão os possíveis usuários e ai sim terá informações para criar sua proto-persona..

Devo criar photo-personas que sejam baseadas em uma de média de informações que tenho deles, a partir de padrões encontrados nos meus colegas?

  • Eu recomendo que você primeiramente pense no contexto que sua aplicação terá, se será mais utilizada por jovens, adultos, mulheres, homens, ambos, analisando esses fatores você deverá pensar em "quem serão os usuários?", como resposta você terá informações iniciais para iniciar a criação de uma proto-persona.

Muito obrigada pelas dicas!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software