Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Criando minha proto-persona

Olá pessoal, estou começando um projeto para a minha faculdade e ao pensar nas possíveis proto-personas me deparei com algumas dúvidas.

No caso o usuário são os alunos, então eu sou uma usuária. Outra informação importante é que conheço os alunos de todos os períodos do meu curso e são pessoas muito diferentes, com idades e comportamentos também diferentes, apesar dos objetivos serem basicamente os mesmos.

  • Nesse caso, existe um numero especifico de proto-personas que devemos criar?
  • Posso me espelhar em um determinado aluno criando uma photo-persona 100% real?
  • Devo criar photo-personas que sejam baseadas em uma de média de informações que tenho deles, a partir de padrões encontrados nos meus colegas?

Fico no aguardo.

3 respostas

Ola, no caso você pode sim criar mais de uma persona, a persona na verdade é o tipo de usuário que está com a dor, ou seja, com o problema e você tem que tentar atingir este usuário

solução!

Nesse caso, existe um numero especifico de proto-personas que devemos criar?

  • Quanto mais proto-personas, mais difícil pode ser o entendimento do contexto da aplicação, eu particularmente recomendaria um máximo de 3 proto-personas.

Posso me espelhar em um determinado aluno criando uma photo-persona 100% real?

  • Não recomendaria fazer uma proto-persona baseada em uma única pessoa. Você pode criar uma "média" de várias pessoas para criar uma proto-persona, ou levar em conta o contexto que sua aplicação terá e quem serão os possíveis usuários e ai sim terá informações para criar sua proto-persona..

Devo criar photo-personas que sejam baseadas em uma de média de informações que tenho deles, a partir de padrões encontrados nos meus colegas?