5
respostas

CRIANDO FORMULÁRIO WEB PARA AGENDAMENTO SEMANAL

Estou iniciando curso de .NET. Gostaria que me auxiliassem na criação de um sistema web que faça marcações de agendamento na qual teremos uma lista de nomes pré estabelecidos com uma única especialidade (massoterapia) e uma instrutora. Quero que essas pessoas façam seus agendamentos de acordo com os horários e dias disponíveis. Por exemplo: Os dias disponíveis são: segunda, quarta e sexta, e os horários são de: 08:00, 08:30, 09:00, 09:30, 10:00, 10:30, 11:00 e 11:30. 14:00, 14:30, 15:00, 15:30...) Sistema será na intranet e a intenção é apenas fazer marcações e agendar com a hora e dia disponível.

"A instrutora salva os horários disponíveis na planilha e a pessoa apenas escolhe a data disponível e salve seu nome na data e hora correspondente. Ao final do horário a instrutora retira o nome e salva, liberando o horário para a próxima semana. Serão aproximadamente 50 alunos, com 3 dias da semana, 16 horários e uma instrutora.

Gostaria de auxílio desde o início, se possível usando o Visual Studio. Como será a comunicação com o banco ?

5 respostas

Boa noite, Allan! Como vai?

Vc já tentou implementar algo nesse sentido? Vi que vc já fez alguns cursos de .NET cujo conteúdo vc pode utilizar no sentido de te orientar no que precisa ser feito.

Daí vc pode descrever aqui suas dúvidas de forma mais objetiva e eu tentarei te ajudar no que for possível!

Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Olá, Gabriel.

Consegui fazer o seguinte no página web:

1. Criei tabela do banco de dados;

2. Modelos de dados de entidade; ADO.net Entity Data Models.

3. Criei um controlador, Homer Controller;

4. Atualização de layout adicionando RenderSection;

5. Adicionei ação no Homer Controller para buscar dados do evento;

6. Implementação do CRUD no fullCalendar no ASP .NET MVC;

Do jeito que está funciona, mas não do jeito que eu queria e não estou conseguindo melhorar.

Caso queira parte do código eu colo aqui..

Segui essas etapas e está funcionando mas não consigo fazer outras coisas a qual tenho que fazer, por exemplo:

Preciso fazer marcações de aulas em apenas 3 dias da semana e horários específicos. REQUISITOS: Abaixo os horários para agendamento da massoterapia:

• Segunda e Quarta: 8h30 / 9h00 / 9h30 / 10:00 / 10:30 e às 11h00 • Sexta: 14h00 / 14h30 / 15:00 / 15:30 / 16:00 e às 16h30.

Regras de agendamento:

1) Cada pessoa terá direito a uma massagem por semana. Caso tenha disponibilidade de agenda, poderá ser agendado até 2x na semana em dias diferentes; (Duas faltas consecutivas, sem desmarcação, implicam perda do direito de agendamento durante uma semana. )

3) Haverá tolerância máxima de 5 minutos de atraso.

4) Caso não possa comparecer, a pessoa deve desmarcar seu horário com 1 hora de antecedência;

Mais dúvidas: a- Como criar um banco de dados com o nome das pessoas, puxar para uma lista de nomes e que o aluno apenas escolha seu nome e salve sem que outra pessoa possa alterar antes do evento acontecer.

b- como criar uma conta de adm para a professora poder cancelar evento em que aluno nao foi e que ela possa alterar?

Gostaria também que fosse criada uma coluna na esquerda com os horários descritos na mesma linha em que o salvará seu nome no respectivo dia escolhido. Então na vertical ficam os horários e na horizontal os dias. O aluno escolhe a "célula" com a vaga disponível e salva com seu nome que foi puxado do banco de dados.

Gostaria apenas que me auxiliassem a criar uma coluna ao lado calendário. Essa coluna só terá as informações da horários alinhado com os dias da semana.

Estou aguardando reposta. Qual trecho do código vc precisa? Por favor, responda qualquer coisa para eu saber o que está acontecendo. Preciso de ajuda.

Opa, Allan! Perdão pela demora!

Do jeito que está funciona, mas não do jeito que eu queria e não estou conseguindo melhorar.

O que exatamente vc gostaria de melhorar?

a- Como criar um banco de dados com o nome das pessoas, puxar para uma lista de nomes e que o aluno apenas escolha seu nome e salve sem que outra pessoa possa alterar antes do evento acontecer. b- como criar uma conta de adm para a professora poder cancelar evento em que aluno nao foi e que ela possa alterar?

Para ambas as questões vc terá que criar uma tabela de usuários do sistema. Uma das informações seria o nome da pessoa e outra seria o papel que ela tem dentro do sistema. Usuários comuns poderiam ser classificados como clientes e a professora seria classificada como admin. Daí, vc apresenta as opções do sistema de acordo com o papel do usário que está logado no sistema.

Gostaria apenas que me auxiliassem a criar uma coluna ao lado calendário. Essa coluna só terá as informações da horários alinhado com os dias da semana.

Isso pode ser feito de várias formas! Vc pode, por exemplo, criar uma listagem de opções com os dias da semana e os horários citados anteriormente por vc.

No mais, Allan, eu até posso tentar te ajudar. Mas essa ajuda será basicamente no campo das ideias por se tratar de um projeto pessoal seu.

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!