Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Criação primeira pipeline

Baixei o projeto disponibilizado por vocês, descompactei e realizei commit inicial desse projeto. O mesmo já veio com o arquivo ".gitlab-ci.yml" configurado e trouxe junto 8 jobs, criados. Quando confiro o status dessa esteira criada, muitos dos jobs deram "failed" porém nos videos disponibilizados no módulo 2 vocês exemplificam a criação do arquivo ".gitlab-ci.yml" com somente a criação de 1 job bem mais simples. Minha duvida é em relação aos erros na esteira, eles serão exemplificados e corrigidos ao decorrer do curso ?

5 respostas

Olá, Gabriele. Tudo bem?

Você pode me dizer em qual link você fez o download do projeto?

Fico aguardando.

solução!

Olá! Módulo 02. Versionando com gitlab Tópico 4. Faça como eu fiz.Eu tentei colar o link aqui mas não conseguir pois ele baixa o projeto direto rsrs

Gabriele, mil desculpas, cliquei no "marcar como solução" sem querer. Você pode abrir outro tópico se achar necessário, viu?

Mas, como o projeto veio completo, tem alguns passos necessários que ainda serão explicados para que a esteira não apresente erros. O negócio é construir junto com as aulas para ir resolvendo os problemas aos poucos.

Acompanhando os videos o instrutor mostra vários passos para que a esteira seja construída e não apresente erros. Minha dúvida agora é em relação as instancias de login e image no docker tipo, eu vou ter que substituir o conteúdo que esta configurado na conta do instrutor para a minha e se sim como eu faço em relação a config do banco de dados do projeto, uma vez que eu não tenho uma conta/ banco hospedado em lugar algum ?? A real é que mesmo vocês fornecendo o projeto completo logo de cara. Não ficou muito claro como devemos dar seguimento as configurações e o que devemos modificar no projeto que vocês forneceram para conseguir acompanhar o conteúdo ministrado no curso ;/

Oi, Gabriele.

Você não vai precisar ter instâncias desde o início do curso, nem de banco de dados etc. Todo o processo necessário para fazer os testes, fazer o build de imagens, executar, será mostrado durante o curso.

Esses processos serão feitos através do gitlab. O projeto em si não precisa te preocupar, você pode focar em como fazer os passos para ele ficar no ponto para rodar, num container do docker. Ele vai ser utilizado justamente para não precisar ter configuração desses detalhes manualmente.

No entanto, você vai precisar ter o docker instalado, pois quando o processo de build da imagem ficar pronto, você vai executar na sua máquina para testar o que o gitlab produziu, entende?

É uma boa forma de aprender sobre o tema já ter um projeto pronto e termos a preocupação em só colocar ele pra funcionar com a ferramenta que estamos utilizando.