Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Criação intranet

Estou fazendo o curso Angular 2 ( estou no capitulo 6)

Tenho diversas deficiencias, pois não domino o javascript avançado e o ES6 .

Fiquei 3 anos longe da área de TI e no incio deste ano fui convidada para voltar para a área. Feliz, pois é minha formação.(apesar de não continuar trabalhar na área fiz alguns cursos alura) Ocorre que preciso criar a intranet da diretoria e não há muito tempo para o aprendizado. A equipe é formada por três funcionarios e precisamos montar o banco de dados também.

Assistindo ao curso, tento visualizar quais seriam os componentes no projeto intranet. Vejo que os irens de menu são componentes e terei um json. Tambem acho que a propria estrutura do alurapic é interessante pois certamente apresentarei fotos. Para inicio preciso do esqueleto da intranet e preciso apresentar os relatorios existentes. Ainda não me decidi sobre o bootstrap adequado.(alguma sugestão?) Por favor, poderia me orientar? Consigo entender o curso, mas não consigo criar.

7 respostas
solução!

Olá!

Se voce ja se decidiu pelo Angular 2, acho que pra acelerar o projeto como voce quer, precisa fechar mais 2 pontos pelo menos:

  • Algum framework CSS pra ajudar nas telas assim voce nao gasta muito tempo desenhando
  • Como vai ser a arquitetura do backend (ou se ela ja esta pronta).

Pro CSS, eu recomendo voce usar o Bootstrap (que tem curso aqui na Alura). Ha outras opcoes mas ele é o mais famoso, mais usado e vc nao vai precisar pensar mto pra usa-lo no HTML.

Ai entra o Angular se comunicando com o backend, como vc disse, usando JSON. Entao vc precisa de um backend cuspindo JSON pra vc.

Vc disse que ja tem experiencia anterior com TI. Algo com PHP, Java, Ruby, .NET? Eu recomendaria usar o que vc ja conhece no backend. Mas de qualquer forma, aqui na Alura tem curso de todas essas tecnologias se for o caso.

Pro banco de dados, a escolha mais facil é MySQL (ou talvez Postgresql, mas MySQL é mais famoso). Dá pra usar em qualquer linguagem de backend que vc escolher.

E vc comentou que te falta experiencia com o JS novo, ES6 e tal. Tem os cursos aqui na Alura de ES6 que sao bem bons, caso tenha tempo pra fazer.

Existem arquiteturas mais esotericas como MEAN, que usa Node.js no backend com banco de dados MongoDB (tem curso aqui na Alura tbm). Mas sinceramente acho arriscado pro seu cenario. Eu sou mais conservador e iria com o feijao com arroz.

Adorei a dica do Sergio sobre o curso de Bootstrap ( ajudou demais). Agora voltando ao angular 2 . Para fazer um simples menu da página principal terei os seguintes componentes: O componente home(página) e menu ( na verdade itens de menu). Criando-se o componente item de menu, faço um nfor sobre um arquivo json para montar o menu. Assim, quando incluir um item novo precisarei somente incluir no arquivo. Está correto? Alguma dica?

Perfeito, o caminho é esse mesmo!

Tenho a ideia, mas fazer é outros quinhentos. Se o angular 2 e o bootstrap vieram para facilitar porque então não deixa o menu bem mais pratico? Então, perguntei para o sto google e achei o ng2 bootstrap. Qual a diferença do ng2 para o bootstrap do curso?

Ele ja traz os componentes do bootstrap transformados em diretivas do Angular. Nunca usei mas pode dar uma facilitada sim.

Por exemplo: ao inves de usar <div class="alert alert-success"></div> do bootstrap, voce usa <alert type="success"></alert>. O resultado final é o mesmo.

Tentando usar ng2-bootstrap. Não entendo. Funciona com Bootstrap 3 ou 4? No curso usamos qual versão do Bootstrap? Consultei valor-software.com/ng2-bootstrap, mas não entendi muito bem. Para instalar no projeto alurapic eu preciso desinstalar alguma coisa?

Puxa nao sei. Talvez seja melhor abrir um topico novo sobre o ng2-bootstrap ai talvez alguem saiba melhor...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software