Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Criação, estilização e utilização de menu com opções

Bom dia equipe Alura. Estou criando uma pequena página de venda de produtos que tem o seguinte Menu:

"Home Sobre Nós Produtos Produtos Premium" No menu "Produtos", quero criar uma lista de opções que seria mais ou menos isso:

Produtos

Alimentos
   Bebidas
   Limpeza
   Utensílios

Estou tentando usar as tags select e option mas não estou conseguindo deixar estilizado corretamente e nem fazer com que a página execute a opção selecionada.

Por enquanto só estou usando HTML e CSS para fazer isso, ainda não comecei o curso de Javascript. Só fiz o curso inicial de HTML/CSS por enquanto e estou "fuçando" para tentar ir adiante. Talvez eu esteja tentando fazer algo que é um passo mais avançado. Estou no caminho certo? Ou a melhor forma é outra?

Desde já agradeço a orientação.

Glauber

1 resposta
solução!

Olá Glauber, tudo bem?

É ótimo saber que você está se aventurando na criação de sua página de venda de produtos! A abordagem que você está tentando com as tags <select> e <option> é uma maneira válida de criar um menu de seleção para os produtos. Vou lhe dar algumas orientações sobre como estilizar e fazer funcionar seu menu, mesmo utilizando apenas HTML e CSS.

1. Estilizando o Menu:

Para estilizar o menu, você pode aproveitar as propriedades de CSS para alterar cores, fontes, espaçamento e outras características visuais. Aqui está um exemplo básico de como você pode estilizar seu menu de produtos:

<style>
  /* Estilos gerais para o menu */
  select {
    font-size: 16px;
    padding: 8px;
    border: 1px solid #ccc;
    border-radius: 4px;
  }

/* Estilo para a opção selecionada */
  option:checked {
    background-color: #f0f0f0;
  }
</style>

2. Fazendo a Opção Selecionada Funcionar:

Para fazer com que a página reaja à opção selecionada, você precisará de JavaScript para alterar o conteúdo exibido na página com base na seleção. Mas como você mencionou que ainda não começou o curso de JavaScript, vamos abordar isso de maneira simples usando apenas HTML e CSS:

<select>
  <option value="alimentos">Alimentos</option>
  <option value="bebidas">Bebidas</option>
  <option value="limpeza">Limpeza</option>
  <option value="utensilios">Utensílios</option>
</select>

<div id="conteudo">
  <!-- Aqui é onde o conteúdo será atualizado -->
</div>

Você pode criar diferentes seções no elemento <div id="conteudo"> e, com CSS, esconder todas, exceto a que corresponde à opção selecionada. No entanto, esse método é limitado e pode se tornar complicado à medida que seu site cresce.

3. Alternativa com JavaScript:

Quando você estiver pronto para começar a aprender JavaScript, você poderá criar uma experiência mais dinâmica e eficiente. JavaScript permitirá alternar o conteúdo com mais facilidade e fazer outras interações com a página.

Em resumo, você está no caminho certo! Continue experimentando e aprendendo. Seu desejo de explorar é essencial para o aprendizado. À medida que você avança em seus estudos, você terá a oportunidade de criar soluções mais avançadas e interativas para sua página. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para perguntar!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!