Boa tarde Ceilton! Tudo bem com você?
Então, sim, de certa forma, eles estão criando a "estrutura" do gráfico: fig
é o fundo e ax
são os eixos onde o gráfico é desenhado. Vou explicar melhor como cada um deles contribui para a construção e organização dos gráficos:
fig
(Figure): Este objeto representa a figura completa onde o gráfico será desenhado. Pense nele como a tela em branco na qual você adiciona seus gráficos e outros elementos visuais. É o "container" para todos os gráficos e elementos que você cria. Em termos práticos, você pode ajustar as propriedades da figura, como seu tamanho e layout.
ax
(Axes): Este objeto representa um conjunto de eixos em sua figura. Ele é onde os dados são efetivamente plotados e onde você configura o aspecto dos eixos do gráfico, como rótulos, título, e limites. Se você tiver múltiplos gráficos em uma única figure
, você pode ter vários objetos ax
, um para cada gráfico.
Para ilustrar, imagine que fig
é uma folha de papel em branco e ax
é a área de desenho sobre essa folha onde você pode traçar linhas, adicionar pontos, etc. Você pode adicionar múltiplos ax
à mesma fig
para criar subgráficos ou gráficos em diferentes seções da mesma folha.
Para se aprofundar ainda mais sobre os conceitos do Matplotlib, hierarquia de elementos, anatomia de uma ‘Figure’ e outros temas, recomendo a leitura do artigo Matplotlib e Storytelling com Dados.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!