1
resposta

Criação do Datamart

Dependendo da volumetria de dados, é possível criar um Datawarehouse baseado no desenho do Datamart ja realizando os rateios no ETL para o Datawarehouse?

1 resposta

Oii Mauricio, tudo bom?

Peço perdão na demora no retorno de sua resposta, vamos lá:

Um Data Warehouse é criado definindo um modelo de dados empresarial, mostrando as principais entidades e seus relacionamentos. Mesmo que o preenchimento não seja feito de forma simultânea, o relacionamento entre elas já estará definido, facilitando o relacionamento das informações entre as áreas de assunto. Depois é criado os Data Marts com os dados relevantes para cada departamento.

Data mart é sub-conjunto de dados de um Data Warehouse. São dados referentes a um assunto em especial, cujo foco é em uma ou mais áreas específicas. Seus dados são obtidos do DW, desnormalizados e indexados para suportar intensa pesquisa.

Então a partir disso, vamos responder sua dúvida: não é possível criar um Data Warehouse baseado no desenho de um Data Mart, pois o DM é criado a partir do DW.

Desculpe a resposta extensa e espero ter ajudado. Qualquer dúvida tô por aqui, tá bom? ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software