1
resposta

Criação do BD com Ip da máquina ou localhost?

Fala turma, blzinha??

Na parte do curso em que criamos um BD, o instrutor lança o comando mysql -u root -h 127.0.0.1 -p. Ao tentar esse comando no meu terminal recebi um erro Host 'xxx.xx.xxx.xxx' is not allowed to connect to this MySQL server.

Pesquisando nos fóruns da vida, percebi que o erro está relacionado a uma divergência entre a instancia do processo que estava ativo no meu computador e o acesso que eu estava tentando fazer. Não estou muito seguro de que essa descrição está correta, mas em umas das dicas, vi que usando o "localhost" no lugar do IP da máquina eu conseguiria inicar o BD. E deu certo. Consegui iniciar usando o comando mysql -u root -h localhost -p.

Minhas dúvidas é: qual diferença entre criar o BD com o IP da máquina e o localhost?

1 resposta

Oi Júlio, tudo bem? Na prática, não tem diferença nenhuma, até por que, quando sua máquina for resolver o nome localhost, ele vai ser receber um endereço de IP no final das contas que é o 127.0.0.1 normalmente, já que você pode mapear o localhost para outro IP também, mas é incomum fazer isso. Na verdade, se não me engano, você nem precisa informar o parâmetro -h, por padrão, o MySQL vai considerar o localhost se você não informar nenhum host.

Chuto que o instrutor, nesse caso, esteja habituado a usar o terminal para acessar vários bancos de dados em servidores diferentes do localhost no dia a dia, então deve ter feito dessa forma por hábito mesmo.

Entendeu? Caso tenha mais alguma pergunta, por favor, manda aqui :)