Bom, eu quero fazer um endpoint no django rest framework para criar um usuário, mas estou com problemas para implementar o campo de confirmação de senha. espero que possam me ajudar.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom, eu quero fazer um endpoint no django rest framework para criar um usuário, mas estou com problemas para implementar o campo de confirmação de senha. espero que possam me ajudar.
Olá Carlos! Tudo bem?
Para implementar um campo de confirmação de senha ao criar um usuário usando o Django Rest Framework, você pode seguir os seguintes passos:
1 - Primeiro, certifique-se de que você tem um serializer para a criação de usuários. Você pode criar um serializer personalizado para isso, que inclua o campo de confirmação de senha. Por exemplo:
from rest_framework import serializers
from django.contrib.auth.models import User
class UserSerializer(serializers.ModelSerializer):
confirm_password = serializers.CharField(write_only=True)
class Meta:
model = User
fields = ['username', 'password', 'confirm_password']
extra_kwargs = {
'password': {'write_only': True},
}
def create(self, validated_data):
password = validated_data.pop('password')
confirm_password = validated_data.pop('confirm_password')
if password != confirm_password:
raise serializers.ValidationError("As senhas não coincidem.")
user = User(**validated_data)
user.set_password(password)
user.save()
return user
2 - Em seguida, você precisa criar uma view para o endpoint de criação de usuário. Você pode usar a classe CreateAPIView do Django Rest Framework para isso. Por exemplo:
from rest_framework.generics import CreateAPIView
from .serializers import UserSerializer
class CreateUserView(CreateAPIView):
queryset = User.objects.all()
serializer_class = UserSerializer
3 - Por fim, você precisa adicionar a URL correspondente ao seu arquivo de urls. Por exemplo:
from django.urls import path
from .views import CreateUserView
urlpatterns = [
path('users/create/', CreateUserView.as_view(), name='create_user'),
]
Agora você pode fazer uma solicitação POST para /users/create/ com os campos username, password e confirm_password para criar um novo usuário. Certifique-se de que o valor do campo confirm_password seja igual ao valor do campo password.
Espero que isso ajude! Se tiver mais alguma dúvida, estarei à disposição.
Grande abraço e bons estudos!