Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Criação de uma Plataforma EAD

Boa tarde amigos, estou começando hoje aqui na Alura e gostaria de ajuda em qual caminho seguir para tirar meu projeto do papel. Sou aluno do 4º período de Sistemas de Computação e gostaria de lançar meu próprio curso ano que vem, porém não gostaria de usar plataformas como hotmart ou udemy e sim programar minha própria plataforma. Vocês acreditam que seja possível fazer isso com o conteúdo aprendido aqui? Quais ferramentas devo me concentrar para isso? Sendo que a parte de front end já domino bem.

2 respostas
solução!

De um ponto de vista técnico, você precisa dominar pelo menos 1 tipo de banco de dados, e alguma linguagem de backend.

A resposta depende de sua afinidade com as tecnologias.

Se você decidir pelo JavaScript, vai poder utilizar ele no frontend, no backend (Node) e no banco de dados (Mongo), no caso do Mongo, ele é um banco de dados não relacional.

Você também pode decidir pelo PHP ou C#, e trabalhar com algum banco de dados relacional, como SQL Server ou MySQL.

Eu tenho uma preferência pessoal por bancos de dados relacionais.

Tudo o que eu citei tem cursos aqui no Alura.

Existem muitas oportunidades no mercado para JavaScript, pode ser interessante seguir neste caminho.

De um ponto de vista de negócio, não recomendo você criar uma plataforma própria, já que isto vai desviar a sua atenção do mais importante que é criar o seu próprio curso. Além disso, uma plataforma própria já foi testada.

Ter algo próprio pode ser interessante a longo prazo, mas, para quem está começando, usar algo pronto ajuda a focar no que é mais importante para o negócio.

Não poderia ter recebido resposta melhor que essa, abriu totalmente minha mente. Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software