Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Criação de um repositório local

Como configurar um repositório de imagens personalizadas no meu ambiente corporativo?

4 respostas

Oi Carlos, tudo bem? Poderia explicar melhor sua pergunta para que possamos chegar juntos em uma solução adequada?

Digamos que eu queira criar uma imagem que contenha um sistema operacional, um servidor de aplicações e uma versão do java. Esta imagem seria o que deveria ser o ponto inicial para toda aplicação e não uma imagem remota que não tem muito a ver com meu ambiente de produção.

Espero ter explicado melhor desta vez.

Carlos Dias

Acredito ter entendido agora Carlos! Vamos lá.. Bom, primeiro, você pretende configurar uma maquina com suas configurações certo? E poder guarda-la como base para todas as suas aplicações, até aqui tá ok?

Bom, você deixar que o vagrant baixe uma maquina limpa, que só vem com o sistema operacional e configura-la a seu gosto. Após isso, você 'exportar' essa maquina para um arquivo .box que é a extenção de arquivos do vagrant e hospedar esse .box em qualquer lugar. Como o dropbox por exemplo.

O pessoal do Vagrant mesmo deixou disponivel um repositorio com vários boxes, alguns até com configurações prontas para servidores de aplicação. Você pode dar uma conferida neste link: https://atlas.hashicorp.com/boxes/search

Continuando...Após ter configurado toda a maquina, você pode usar o comando:

vagrant package Este comando ira 'exportar' sua maquina para um arquivo .box. E para usar essa maquina você vai precisar usar os comandos:

vagrant add mybox box caminho/para/o/arquivo.box vagrant init mybox vagrant up O primeiro adiciona seu box (que foi exportado no comando package) a lista de boxes 'reconhecidas' pelo vagrant. O segundo inicia o box no diretorio atual, e o vagrant up liga a maquina.

OBS: O nome mybox pode ser qualquer nome.OBS: Todas as configurações serão exportadas juntas com a maquina, mas não os arquivos que estão na shared_folder.

Você pode ler e aprender mais na documentaçao oficial: https://www.vagrantup.com/docs/boxes/base.html

Espero ter ajudado! Bons estudos!

solução!

Muito obrigado. Sua resposta ajudou muito.