1
resposta

Criação de Servidor

Tentei criar um novo server group, pois já tenho um no postgres que é o que eu uso na empresa, porém, no databases do novo server ele já carrega os que eu tenho. Como fazer a separação para que o banco do curso não interfira no do trabalho?

1 resposta

Olá, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Este é um comportamento esperado, uma vez que os novos servidores estão apontando para um mesmo local - geralmente localhost e que possuem a mesma porta 5432. Para que isso não ocorra, é necessário se conectar a outro hostname e outra porta.

Porém, caso queira criar um novo server, mas não realizar a coleta de todos os databases dos demais servidores, podemos definir quais database serão referenciados no momento da criação do novo server - é obrigatório que tenha pelo menos um servidor de referência e neste caso, indico que a cópia para o novo servidor seja feita apenas do banco padrão: postgres.

Sendo assim, para criar um novo server que irá ter referência a apenas um database (postgres), basta seguir os passos apresentados abaixo:

  • Abra o PgAdmin4
  • Clique com o botão direito à esquerda da tela sobre a pasta Server, no menu de contexto clique em Register/Server
  • Na janela que será aberta vá a aba Advanced
  • Nesta aba, no campo DB Restriction, adicione o nome do database a qual o servidor será restrito (por exemplo: postgres). Digite o nome e pressione para confirmar
  • Configure seu server nas demais abas e clique no botão Save
  • Será criado um novo serve contendo apenas o database informado

Abaixo, um exemplo em gif do processo:

GIF contendo a execução dos passos apresentados acima.

Entretanto, vale informar que os database são criados contendo regras que definem quais usuários poderão realizar sua manipulação, assim, por mais que um usuário possa visualizar que o banco existe, caso este usuário não tenha acesso liberado ao database, ele não poderá realizar sua manipulação. Na Alura temos uma formação de PostgreSQL que aborda sobre otimização, manutenção de um ambiente seguro com o gerenciamento de acessos, usuários, permissões no PostgreSQL, caso queira conhecer, basta acessar o link apresentado abaixo:

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software