Não estou conseguindo criar novos diretórios alegando que o arquivo é apenas de leitura, porém não sei como altera ou resolve para poder modificar-lo.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não estou conseguindo criar novos diretórios alegando que o arquivo é apenas de leitura, porém não sei como altera ou resolve para poder modificar-lo.
Olá, Lucas!
A mensagem de erro que você está recebendo indica que o sistema de arquivos onde você está tentando criar um novo diretório está montado como somente leitura (read-only). Isso pode acontecer por diversas razões, como por exemplo, se o sistema de arquivos estiver com erros ou se foi montado explicitamente com a opção de somente leitura.
Para resolver esse problema, você precisará verificar por que o sistema de arquivos está em modo somente leitura. Se você tiver permissões de administrador (root), pode tentar remontar o sistema de arquivos com permissões de escrita usando o comando mount. Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:
Primeiro, identifique o dispositivo ou a partição que está montada como somente leitura. Você pode usar o comando mount ou df para isso.
Depois, remonte o sistema de arquivos com permissões de escrita. Por exemplo, se o sistema de arquivos for /dev/sda1 e estiver montado em /, você pode usar o seguinte comando:
sudo mount -o remount,rw /dev/sda1 /
No entanto, se você não tiver permissões de administrador ou se estiver trabalhando em um ambiente gerenciado (como um servidor de empresa ou um ambiente escolar), você precisará entrar em contato com o administrador do sistema para resolver o problema.
Espero ter ajudado e bons estudos!