Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Criação de interfaces de vlans nos switches

Apenas por curiosidade, porque ao invés de adicionar um roteador na rede não foi utilizado o recurso de "vlan interfaces" fazendo o roteamento diretamente no switch L2/L3 ?

Na prática, no mundo real, qual das duas seria uma opção mais eficiente?

4 respostas
solução!

Olá Felipe,

Essa é uma configuração possível também, mas para para fazer o roteamento entre VLANs é necessário que o Switch seja um Switch Layer 3.

Caso o Switch não seja Layer 3, seria necessário termos um roteador para fazer esse roteamento entre as VLANs, o que acaba acontecendo em muitos cenários por conta dos valores do Switch Layer 3. Essa solução acaba sendo menos eficiente do que um Switch Layer 3, porque se tivermos muitas VLANs podemos sobrecarregar o link de comunicação com o roteador.

"podemos sobrecarregar o link de comunicação com o roteador"

Exatamente o que pensei, porque o tráfego vai todo até o roteador antes de chegar ao destino. É como se a gente desse uma volta maior do que deveria pra chegar ao mesmo lugar.

Obrigado pela explicação e parabéns pelo curso achei muito tranquilo e vai ajudar principalmente para quem não tem conhecimento nenhum em redes.

A abordagem com o software Packet tracer é bastante interessante também pra ver as coisas como funcionam em tempo real.

Existe perspectiva de algum curso sobre SDN ?

Olá Felipe,

Agradeço os comentários, fico muito contente. No momento não temos uma perspectiva sobre curso de SDN, mas sempre acompanhamos as sugestões dos alunos nesse link: https://trello.com/b/4grNfK1m/alura-alunos-cursos, sugiro deixar registrado aqui para que demais alunos também possam verificar essa solicitação.

Abs

Feito! Fiz o registro. Se precisarem de material ou auxilio para bolar o curso SDN estou a disposição. abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software