1
resposta

CRIAÇÃO DE ÍNDICE PARA AGILIZAR A RESPOSTA DE UMA PESQUISA NO BANCO DE DADOS

Aprendi no curso de banco de dados que se criar um índice para determinado campo, pode-se obete uma resposta mais rápida numa consulta, porém, por outro lado, haverá outros problemas na performance do banco de dados com relação à atualização, inserção e edição dos dados. Gostaria de saber se no caso quando for feita uma consulta ao banco de dados, poderia ser criado no código o índice para determinado campo de pesquisa e após retornar a pesquisa esse índice for deletado automaticamente do campo ao qual foi criado na query?

1 resposta

Olá Helberto, tudo bem? Na verdade não, os indices são um tanto estáticos, podemos adicionar e remover, mais não acho uma boa prática, porque todo índice tem um certo tempo para que seja possível a inclusão e atualização interna para as consultas, acho que isso vai apesar gerar uma sobrecarga desnecessário no banco de dados. Acho mais indicado analisar o cenário e verificar quais as colunas das tabelas você mais utiliza, ou as que você utiliza como filtro e fazer com que essas colunas sejam índices.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software