Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Criação de aplicativos

OLÁ
Eu gostaria de saber alguma alternativa que a alura proporciona para o desenvolvimento de um aplicativo que seja desenvolvido em uma IDE utilizando o Java e alguma ferramenta pra estruturar um layout (front-end), porem eu quero q esse aplicativo rode sem uma IDE ou sem a web. Significa que eu quero uma sugestão de estudo para realizar a criação de um aplicativo simples

Obs: Eu vou criar para um trabalho escolar

3 respostas

Olá Vinicius! Como vai?

Assim, Java não trabalha diretamente com nenhuma interface visual como o JavaScript faz, ele precisa de alguma ferramenta, como o Spring Boot com Thymeleaf, ou linguagem de programação para se integrar com uma interface visual como o HTML, então poderia especificar se você quer algo na Web ou pode ser aplicativos, como os mobiles?

Pois, como você disse que deseja fazer um projeto que rode sem a necessidade de uma IDE, normalmente, fazemos isso publicando o nosso projeto em uma plataforma Cloud ou elaborando um projeto mobile que rode no seu celular. No caso do Java, ele já foi muito usado no desenvolvimento Mobile, hoje em dia é usado uma variação dele, que é o Kotlin.

Em resumo, peço que especifique melhor o projeto que você deseja fazer, pois, assim poderei orientar melhor sobre o que você poderá estudar.

Fico no aguardo!

Eu queria fazer um aplicativo no meu computador que estara ligado a uma placa de arduino com um sensor de temperatura e umidade, q vai passar essas informações pra mim e eu vou poder monitora-la pelo meu computador com uma interface grafica, eu pesquisei e existem alternativas como o JavaFX e Swing, é uma boa opção?

solução!

Olá, Vinicius!

Infelizmente na plataforma da Alura não temos cursos ou formações que trabalham na construção de aplicações Desktop. O que temos, que poderia ser como um ponta-pé inicial, é o artigo Como criar uma interface gráfica com Swing (Java).

No mais, com minha pouca experiência e conhecimento, recomendo mais que utilize o JavaFX por ser mais mordeno e provavelmente você achará mais materiais sobre na internet, principalmente com a integração com arduino, já que esse é o seu foco.

Fico a disposição para mais dúvidas ou questões!