1
resposta

Criação Alternativa.

Para testar meus conhecimentos crie um exercício a mais, poderia me dizer se esse código está correto?

public class Lutadores {
    String nome;
    String estilo;
    int quantidadeDeLutas;
    int vitorias;
    int empates;
    int derrotas;


    void exibeFichaDosLutadores(){
        System.out.println("Nome : " + nome);
        System.out.println("Estilo : " + estilo);
        System.out.println("Quantidade de LUTAS : " + quantidadeDeLutas);
        System.out.println("Vitórias : " + vitorias);
        System.out.println("Empates : " + empates);
        System.out.println("Derrotas : " + derrotas);
    }
    int calcularPorcentualDeVitotias(){
        int percentualVitorias = (vitorias * 100) / quantidadeDeLutas;
        return percentualVitorias;
    }
}
public class Lutas {
    public static void main(String[] args) {
        Lutadores atleta = new Lutadores();
        atleta.nome = "Marcos Ruas";
        atleta.estilo = "Ruas Vale tudo";
        atleta.quantidadeDeLutas = 15;
        atleta.vitorias = 9;
        atleta.derrotas = 4;
        atleta.empates = 2;


        atleta.exibeFichaDosLutadores();

        int percentualDeVitoras = atleta.calcularPorcentualDeVitotias();

        System.out.println("Percentual de vitórias : " + percentualDeVitoras + " %");

    }
}
1 resposta

Oi, André, tudo bem?

Parabéns pela iniciativa de criar um exercício adicional para testar seus conhecimentos. Isso é uma ótima maneira de aprender!

Analisando o seu código, ele parece estar correto em termos de sintaxe e estrutura de Orientação a Objetos. Você criou uma classe Lutadores com atributos como nome, estilo, quantidadeDeLutas, vitorias, empates e derrotas.

Além disso, você também definiu métodos para exibir as informações dos lutadores (exibeFichaDosLutadores()) e para calcular o percentual de vitórias (calcularPorcentualDeVitotias()).

No método main, você criou uma instância da classe Lutadores chamada atleta, atribuiu valores aos seus atributos e chamou os métodos exibeFichaDosLutadores() e calcularPorcentualDeVitotias().

Uma sugestão que eu faria é sobre a visibilidade dos atributos da classe Lutadores. Atualmente, eles estão com visibilidade de pacote (package-private), o que significa que eles podem ser acessados diretamente por qualquer classe no mesmo pacote. Isso pode não ser o ideal em termos de encapsulamento, um dos princípios fundamentais da Orientação a Objetos.

Para melhorar isso, você poderia definir os atributos como private e criar métodos get e set para cada um deles. Por exemplo:

private String nome;

public String getNome() {
    return nome;
}

public void setNome(String nome) {
    this.nome = nome;
}

Dessa forma, você estará controlando o acesso e a modificação desses atributos, proporcionando uma melhor encapsulação dos dados.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!