1
resposta

Cria tag, mas não o Release

Olá pessoal. Consigo visualizar as tags que criei mas nenhum release. Vi que pelo próprio github consigo transformar uma tag em um release pela propria plataforma. Como faço isso no código?

1 resposta

Oi, Monica, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder!

Devido algumas atualizações do Git e Github, uma das formas mais simples de realizar releases, é fazer a criação das tags pelo próprio terminal e após isso, na página do Github na aba Tag, clicar com o botão direito nos três pontos de configuração no canto direito e selecionar a opção Create release.

Contudo, para que possamos criar um release diretamente do terminal é necessário realizar algumas configurações adicionais. Iremos instalar o Chocolatey, um gerenciador/instalador de pacotes e em seguida, instalar o gh (GitHub Command Line) para que possamos realizar a release pelo terminal.

A GitHub CLI é uma ferramenta de código aberto para uso do GitHub na linha de comando do computador. Ela atua como uma linha de comando que leva pull requests, issues, releases e outras funcionalidades da interface do GitHub ao seu terminal para que você possa fazer todo o seu trabalho em um só lugar, o que economiza tempo e eleva a produtividade, para evitar a mudança de contexto.

Abaixo, o passo a passo para realizarmos o release diretamente no terminal:

  • Inicialmente realizaremos a instalação do gerenciador/instalador de pacotes, Chocolatey no computador. Para isso, clique neste link, selecione a opção Individual e copie o comando Set ExecutionPolicy que será apresentado no site:

    Captura de tela colorida do site Chocolatey mostrando na parte superior o subtítulo e  abaixo um retângulo com bordas azuis claro com um link, ao lado há um quadrado azul claro contendo um ícone de copiar.

  • Agora, abra a aba de pesquisa do Windows e procure por Windows PowerShell e execute o programa como administrador.

  • Cole o código do site Chocolatey e aperte ENTER. Para confirmar a instalação, digite no prompt do Powershell o comando choco e veja a versão instalada.

  • No prompt do Powershell, digite choco install gh para instalar o gh. Responda a pergunta com a letra Y para confirmar e realizar a instalação. Após instalado, feche o PowerShell e abra novamente.

  • Em seguida, no prompt do PowerShell, digite gh auth login. Quatro perguntas serão feitas uma a uma, você deve responder cada uma com as respectivas opções: GitHub.com, HTTPS, Y, Login with a web Browser.

  • Ao responder essas perguntas você receberá um código de oito dígitos na tela do Power Shell. Ao clicar na tecla ENTER, uma página do navegador será aberta, nela será necessário realizar a autenticação com as informações de login e senha do GitHub.

  • Após a autenticação, você irá colar o código de oito dígitos recebido previamente e o processo estará concluído.

    Captura de tela colorida do prompt de comando do PowerShell mostrando uma sequência de quatro perguntas, um código, com os quatro dígitos finais cobertos por um retângulo azul claro e um alerta para redirecionamento ao site do GitHub.

  • Abra o Git Bash na pasta onde está o arquivo do qual será feita a release e digite o comando abaixo. No próprio terminal, aparecerá um link do GitHub para acesso da release:

      gh release create v0.1.1 --notes "Release diretamente do terminal"
  • Vá até o site do GitHub, na pasta do seu projeto e procure pela aba Release dentro da aba Tags.

    Captura de tela colorida do site GitHub na aba de Releases. A tela apresenta no canto superior esquerdo as opções de release e tags, ao lado direito superior um botão retangular com os dizeres: "Draft a new release", ao lado uma aba de pesquisa. No centro da tela é possível ver um retângulo contendo o título da release, a mensagem adicionada, um arquivo zip para windows e outro para linux.

Assim, será possível criar uma release diretamente pelo terminal.

Caso queira se aprofundar sobre o GitHub CLI, recomendo a documentação da ferramenta, que irá apresentar outras possibilidades e comandos do GH:

O conteúdo recomendado está em inglês, o uso da língua inglesa é comum na área de tecnologia, mas não se preocupe, se não tiver afinidade com o idioma,recomendo que utilize o tradutor do navegador para uma melhor compressão.

Espero que esta explicação tenha ajudado a sanar suas dificuldades ou pelo menos minimizá-las. Reforço que caso surjam novos desafios, estarei à disposição para te ajudar.

Grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!