Prezados, Tenho uma dúvida, quero construir um blog responsivo, mais tenho dúvidas de por onde começar, começo pelo responsivo ou crio uma versão desktop?
Prezados, Tenho uma dúvida, quero construir um blog responsivo, mais tenho dúvidas de por onde começar, começo pelo responsivo ou crio uma versão desktop?
Oi Talita,, tudo bem? Geralmente o cenario mais comum é ver o pessoal começando pelo desktop e depois vai adaptando para o mobile (tecnica conhecida como Desktop First). Mas outra técnica que ficou bem conhecida e houveram relatos até de que o código escrito ficou mais sucinto, foi o processo contrário, começando pelo mobile e ir crescendo para o Desktop (Mobile First).
Não existe uma regra, mas o pessoal recomenda bastante o Mobile First. Começar logo pelo responsive pode ser uma boa idéia, mas cuidado para não tornar o processo muito complicado.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Talita, concordo com o Wanderson, inicie usando o conceito do Mobile First.
Se você quer algo pronto já sugiro usar o Wordpress que tem temas responsivos, pode seguir os cursos da Carreira Desenvolvedor Wordpress (https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-wordpress) que já sai com mais da metade pronta.
Agora se tu quer desenvolver tudo para aprender começa pela Carreira Desenvolvedor Front-end (https://cursos.alura.com.br/career/desenvolvedor-front-end)
Para criar um tema responsivo para wordpress, vocês recomendam o uso do bootstrap?
Oi Talita, tudo bem? Seria interessante que a cada nova dúvida/pergunta você abrisse em um novo tópico no forúm, mas responderei essa aqui mesmo.
Você pode usar o Bootstrap sim, muitos sites usam. Não existe uma regra. Caso o bootstrap se encaixe bem no seu projeto, use. Caso não, procure outro projeto que atenda as suas necessidades. Vale a pena pesquisar e ver alternativas. Há o Foundation também bastente utilizado e o Semantic UI também é uma boa alternativa.
Cabe você observar também os componentes do framework. No mínimo, posso dizer que sim, recomendo.
Abraço
Obrigada! Demais posts irei abrir um novo tópico.