Olá! Teria como identificar crescimento exponencial matemáticamente, sem depender da observação do gráfico? Após identificar o crescimento exponencial, no que essa conclusão impacta em minha exploração dos dados?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá! Teria como identificar crescimento exponencial matemáticamente, sem depender da observação do gráfico? Após identificar o crescimento exponencial, no que essa conclusão impacta em minha exploração dos dados?
Boas Eduardo! Tudo bem? Espero que sim!
Há sim formas de identificar o crescimento exponencial matemáticamente - pela regressão não linear.
Em estatística, de forma geral, a regressão liennar linear busca criar a função afim ( f(x) = ax + b) que represente da forma mais eficiente possível o gráfico mostrado. mas ela só serve para retas. Veja a imagem abaixo:
Entretanto, ela não é o único tipo de regressão possível, também existem regressões não lineares, que buscam outras fórmulas para descrever os dados de forma eficiente. Uma das possibilidades da regressão não linear, é através da identificação de uma função exponencial que "resume" os pontos observados no gráfico, algo como:
.
Deixo abaixo alguns links que me ajudaram durante a pesquisa:
Qual é a diferença entre as equações de regressão linear e não linear em análise de regressão? - material geral sobre regressão do matlab.
Regressão - Universidade Federal do Paraná - aqui são demonstradas algumas fórmulas envolvendo a regressão exponencial.
Espero ter ajudado! Bons estudos!