1
resposta

Crescimento Exponencial

Olá! Teria como identificar crescimento exponencial matemáticamente, sem depender da observação do gráfico? Após identificar o crescimento exponencial, no que essa conclusão impacta em minha exploração dos dados?

1 resposta

Boas Eduardo! Tudo bem? Espero que sim!

Há sim formas de identificar o crescimento exponencial matemáticamente - pela regressão não linear.

Em estatística, de forma geral, a regressão liennar linear busca criar a função afim ( f(x) = ax + b) que represente da forma mais eficiente possível o gráfico mostrado. mas ela só serve para retas. Veja a imagem abaixo:

Gráfico de dispersão de dados que no eixo vai de 0 até 1, em marcações de 0.2 e no eixo y vai de 0 a 4 com marcações de 1 em 1. É possível ver os datapoints em vermelho que se distribuem uniformemente em uma reta que vai da posição (0,0) até a posição (1,4), numa crescente tanto no eixo x quanto no eixo y. Está destacada também uma reta gerada a a

Entretanto, ela não é o único tipo de regressão possível, também existem regressões não lineares, que buscam outras fórmulas para descrever os dados de forma eficiente. Uma das possibilidades da regressão não linear, é através da identificação de uma função exponencial que "resume" os pontos observados no gráfico, algo como:

Gráfico padrão de uma função exponencial, cuja lei de formação se dá por f(x) = a elevado a x.

Deixo abaixo alguns links que me ajudaram durante a pesquisa:

Qual é a diferença entre as equações de regressão linear e não linear em análise de regressão? - material geral sobre regressão do matlab.

Regressão - Universidade Federal do Paraná - aqui são demonstradas algumas fórmulas envolvendo a regressão exponencial.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software