1
resposta

Crenças Limitantes

Como limpar a mente de crenças limitantes? existe alguma forma. Acredito que essas crenças são criadas desde a nossa infância e vai se acumulando com o passar do tempo. E o que fazer?

1 resposta

Olá, Cristiane, como vai?

Realmente as crenças limitantes costumam ser formadas desde a infância e acabam influenciando muitos dos nossos comportamentos ao longo da vida. Para lidar com essas crenças, o primeiro passo é identificá-las. Isso pode ser feito refletindo sobre situações em que você sente que “não consegue”, “não merece” ou “não é capaz” de algo, e tentando entender de onde vêm esses pensamentos.

Após identificar, uma estratégia interessante é questionar essas crenças. Pergunte-se, por exemplo: “Essa ideia faz sentido hoje?” ou “Existe alguma evidência real de que isso é verdade?”. Muitas vezes, perceber que essas crenças não têm fundamento ajuda a enfraquecê-las.

Outra técnica útil é substituir as crenças negativas por pensamentos mais positivos e realistas. Por exemplo, ao invés de pensar “eu nunca vou aprender isso”, tente “eu ainda estou aprendendo e posso melhorar com a prática”. A busca por autoconhecimento, seja por meio de livros, conversas, ou até com apoio de profissionais, também pode colaborar bastante nesse processo.

O fórum está à disposição para você continuar tirando dúvidas e compartilhando experiências.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!