Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Creio que tenha gerado um looping na redundância

Quando criei a redundância e habilitei todas as portas em trunk inicialmente conseguia pingar todos os IPs, posteriormente os pacotes foram perdidos, até chegar ao ponto que não pingava mais os IPs. O que ocorreu?

3 respostas

Olá Messias, tudo bem?

Você poderia por favor encaminhar o projeto para que possamos analisar a configuração? Se puder colocar no Google Drive e encaminhar o link, ajudará bastante.

Abs

Boa Tarde Rafael,

Prosseguir com o projeto e foi corrigido quando defini as prioridades nas portas, na etapa posterior. De qualquer forma, a porta do switch não foi desabilitada conforme mencionaste na aula, todas prosseguiram habilitadas, quando fiz no Simulation o switch prosseguia mandando para os dois switchs e posteriormente os switchs mandavam para os dois switches, até o ponto em que não pingava mais e os switches ficavam trocando mensagens entre si. De qualquer forma segue anexo do arquivo atual para poderes visualizar:

https://drive.google.com/open?id=1yzp-8Y8XMvNMgtwWlDS8PPd1ogqXMruK

Isso me gera outra dúvida também, vai haver aulas de como apagar as configurações?

solução!

Olá Messias, tudo bem?

Estive analisando o arquivo, me parece que a configuração está ok. Estranho esse comportamento, por padrão o protocolo STP já vem habilitado nos Switches, o que impediria o loop na rede. Caso essa opção esteja desabilitada, e nós conectamos os switches conforme mostrado no vídeo, realmente teríamos um loop, mas esse seria o único caso em que conheço que pode acontecer isso, quando o protocolo STP está desabilitado.

Para remover um comando nos equipamentos, nós devemos colocar a palavra no na frente do comando que queremos remover. Por exemplo, vamos supor que queríamos configurar o endereço IP 192.168.1.1 e colocamos por acidente o endereço IP 192.168.12.2 com o comando abaixo:

ip address 192.168.12.2 255.255.255.0

Para remover a configuração que fizemos colocaríamos

no ip address 192.168.12.2 255.255.255.0

Com isso, o comando será removido, e poderemos colocar o novo comando correto.

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software