Oi Lucas, perdão pela demora.
O Indice de Qualidade não é calculado com base no CPC, como eu comentei aqui:
Enquanto a questão das palavras, não é que uma palavra com índice superior de qualidade tem o CPC reduzido, mas o índice de qualidade é multiplicado pelo Lance de CPC que você mesmo define, assim uma palavra com um bom índice de qualidade consegue ter um AD rank superior com um valor mais baixo.
O Indice de Qualidade é calculado com base na sua relevância, CTR e mais alguns critérios que nem a própria google divulga pra garantir um comportamento natural nas buscas.
Quanto a pergunta:
Qual será o determinante para que essas palavras não sejam cobradas o CPC máximo?
O determinante é justamente sua posição no AdRank e a posição dos seus concorrentes. O valor flutua entre o valor minimo necessário para que você seja exibido no ranking do buscador (nunca ultrapassando o CPC). Segue aqui um exemplo da documentação, com um cenário mais especifico:
Imagine que cinco anunciantes estejam competindo por, no máximo, quatro posições de anúncio acima dos resultados da pesquisa na página do Google. Suponha que a classificação dos anúncios de cada anunciante seja 80, 50, 30, 10 e 5.
Se a classificação mínima necessária para que o anúncio seja exibido acima dos resultados da pesquisa for 40, apenas os dois primeiros anunciantes (com classificações de 80 e 50) excederão esse valor e poderão exibir anúncios acima dos resultados. O anunciante com classificação de 80 paga apenas o valor mínimo (por exemplo, arredondado para a unidade faturável mais próxima, que nos EUA é de US$ 0,01) para superar o anunciante com classificação de 50. Como não há outros concorrentes qualificados, o anunciante com classificação de 50 paga apenas o necessário para superar o anunciante com classificação mínima de 40.
Se a classificação mínima para que o anúncio seja exibido abaixo dos resultados da pesquisa for 8, dois dos três anunciantes restantes (aqueles com classificações de anúncio de 30 e 10) terão os anúncios exibidos abaixo dos resultados. O anunciante com classificação de 30 exibirá o anúncio na primeira posição abaixo dos resultados da pesquisa e pagará o valor mínimo para superar o anunciante com classificação de 10. O anunciante com classificação de 10 terá o anúncio exibido abaixo do anunciante de 30 e pagará apenas o valor mínimo para superar a classificação mínima de 8. O anunciante com classificação de 5 não atingiu o valor mínimo e, portanto, não terá o anúncio exibido.
Abraço.