Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Could not find driver (mesmo com o pdo_sqlite habilitado)

Está aparecendo assim:

could not find driver
PRAGMA foreign_keys = ON;

Eu instalei e ativei o o pdo_sqlite anteriormente (inclusive tive que fazer para resolver outro erro) então não sei se ainda é relacionado a isso. No meu caso estou no Linux, então poder ser alguma dificuldade relacionada tamb

1 resposta
solução!

E aí! Parece que você tá batendo cabeça com o erro "could not find driver" no Laravel, né? Relaxa, a gente resolve isso!

Primeiro, confirma se o pdo_sqlite tá realmente ativado no PHP. Vai lá no arquivo php.ini e cola isso: extension=pdo_sqlite.so. Depois, dá um restart no servidor web, beleza?

Dá uma olhada no config/database.php no Laravel também. Confirma se as configurações tão certas pro SQLite, tipo assim:

'connections' => [
    'sqlite' => [
        'driver'   => 'sqlite',
        'database' => env('DB_DATABASE', database_path('database.sqlite')),
        'prefix'   => '',
    ],
    // ...
],

Vê se o arquivo de banco de dados tá onde deveria tá.

Se fez mudança no php.ini, reinicia o servidor web de novo, porque, às vezes, as configurações só pegam depois disso.

Outra parada: confirma as permissões do arquivo de banco de dados e do diretório. O PHP precisa poder ler e escrever lá, saca?

E por último, confirma se o driver pdo_sqlite tá instalado no sistema. Se tá usando Ubuntu, cola sudo apt-get install php7.4-sqlite3 no terminal. Troca o php7.4 pela versão que tá usando.

Com esses passos, o "could not find driver" deve sumir. Se continuar dando ruim, pode ser bom dar uma conferida em outros detalhes do seu ambiente de desenvolvimento. Boa sorte!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software