Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Cortar Imagem no AI

Olá pessoal!

Quando clico em uma imagem no AI não aparece no menu lá em cima a opção "crop image". Por que? Como cortar uma imagem nesse caso?

Obrigada!

3 respostas

Oi, Tarciene

Tudo bem?

Seu Illustrator é anterior à versão CC 2017? Se for, não há o botão Crop, infelizmente (a Adobe ainda não havia incorporado essa funcionalidade à ferramenta). Como alternativa, após importar a imagem clique no botão Mask (Ctrl + 7 no Window ou Cmd + 7 no Mac, alternativamente). Neste caso, será criada uma máscara que vai esconder as partes da sua imagem fora da área de seleção.

Se estiver com o software mais recente, verifique o caminho Object > Crop Image para acessar a opção de corte.

De qualquer maneira, lembre-se: cortar uma imagem no Illustrator é uma ação destrutiva, a partir da qual não será possível recuperar suas informações originais. Já o Clipping Mask - por ser uma máscara - as preserva, fazendo com que você possa trazer novamente à visualização alguma parte que estava escondida.

Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.

Abraços

Boa tarde!

E após dar o Control+7, como fazer para que a foto "cortada" não fique andando dentro da máscara e se escondendo quando movemos o quadrado de fora?

solução!

Oi, Tarciene

Boa tarde!

O quadrado de fora vai funcionar sempre como uma moldura de um quadro. Ou seja, tudo dentro dele será visualizado, enquanto que o que estiver fora será escondido. De modo que andar com o quadrado vai justamente definir o que deve ou não deve ser visto da imagem.

A imagem que está sendo escondida pela máscara só vai se mover se você acessá-la por meio de um duplo clique com o botão esquerdo do mouse (ou em Object > Clipping Mask > Edit Mask). Um clique simples sobre ela fará com que você possa andar com todo o conjunto (isto é, a imagem com a máscara aplicada).

Por fim, para liberar a máscara, basta clicar sobre o conjunto com o botão direito do mouse e selecionar Release Clipping Mask (ou Object > Clipping Mask > Release).

Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida, sinta-se à vontade para perguntar.

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software