2
respostas

Correlação no calculo do Theta 0

Onde posso encontrar algo na literatura relativo ao conteúdo abaixo que fala que a variação entre 0 e 1 está ligada à ordem das variáveis? Obg!

"a correlação, a gente vai fazer uma função do numpy também que chama corrcoef de x e y, a correlação de x e y é uma correlação cruzada aqui, vai fazer correlação de x com x e y com y, então na ordem dos parâmetros eu quero de x com y, então vai ser 0,1, se eu pegasse 0 e 0, eu ia pegar de x com x ou 1 e 1 e y com y".

2 respostas

A função corrcoef retorna uma matriz.Ela vai ser quadrada, com o número de linhas e colunas igual ao seu número de variáveis. Cada célula dessa tabela indica a correlação entre duas variáveis. Quais? Isso você sabe pelo índice que está buscando :

A linha 0, coluna 0 seria a correlação da primeira variável com ela mesma (que é sempre 1).

A linha 0, coluna 1 seria a correlação da primeira variável com a segunda variável.

A linha 1, coluna 0 seria a correlação da segunda variável com a primeira (que é igual a correlação da primeira com a segunda, e portanto igual a linha 0 e coluna 1. A matriz de correlação é sempre simétrica).

A linha 1, coluna 1 seria a correlação da segunda variável com ela mesma (que é sempre 1).

Muito obrigada!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software