1
resposta

Correlação com Variáveis Binárias

Faz sentido usar a função de correlação em variáveis binárias?

1 resposta

Olá Melise, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar.

A correlação é uma medida utilizada puramente para valores numéricos, então tome muito cuidado para não transformar variáveis categóricas em números e utilizar a correlação de maneira inapropriada, uma vez que o cálculo conseguirá ser feito mas não terá interpretação que possa ser utilizada.

Há um caso onde pode ser utilizada a correlação entre uma variável dicotômica, também conhecida como variável binária, e uma variável numérica. Essa correlação é chamada de ponto-bisserial e é calculada da mesma forma que a correlação de Pearson. Mas ela só pode ser calculada entre uma variável binária e uma variável numérica, não entre duas variáveis binárias.

Essa variável binária precisa cobrir todos os casos possíveis, ou seja, um valor necessariamente exclui o resultado do outro. São exemplos: fumante/não fumante, tratamento/placebo, sim/não. Esses valores são transformados em 0 e 1 para efetuar o cálculo.

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software