1
resposta

[Correção] - Sobre a opção role="button" em uma tag button.

Fiquei com bastante dúvida nesse opção, pensei que se o elemento já é um elemento button, já deveria inferir que seu papel é seu um botão. Fui da um olhada na documentação da MDN , e confirma que na tag button já é implicito que seu papel é ser um botão. Então adiciona nela a propriedade role="button", não ira fazer muita diferença imagino eu. Esse dúvida aqui no Stack Overflow destrinchar melhor sobre essa pauta. De toda forma era apenas isso, separo aqui também para dizer que esse curso/formação de design system está ótima. Ótimos professores.

1 resposta

Olá Vítor!

Obrigado por compartilhar sua dúvida sobre a opção role="button" em uma tag <button>.

Perfeita a sua observação! Você não precisa usar role=button em geral, pois os elementos de botão têm uma forte semântica nativa. Além disso, de acordo com a nota de uso ARIA na especificação HTML5 do W3C :

Na maioria dos casos, definir uma função ARIA e/ou atributo aria-* que corresponda à semântica ARIA implícita padrão é desnecessário e não recomendado, pois essas propriedades já são definidas pelo navegador.

Há uma exceção, para botões de alternância, como checkbox, switchs, etc.

Irei fazer a correção na atividade em questão para evitar possíveis dúvidas quanto à isso no futuro.

Espero ter ajudado e bons estudos!