Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Correção no exercicio

No exemplo há um erro de sintaxe do java, Depois de minhaConta precisa ter o parenteses, para identificar que estou instanciando um objeto da classe minhaConta. public class Teste { public static void main(String [] args) { Conta minhaConta = new Conta(); minhaConta.saldo = 500.0; Conta outraConta = minhaConta; outraConta.saldo += 1000.0; System.out.println(minhaConta.saldo); } }

7 respostas
solução!

Boa noite, Felipe! Como vai?

Vc está dizendo que deveria ter um par de parênteses no final da linha a seguir após minhaConta?

Conta outraConta = minhaConta;

Se for isso, não é um erro pois não está acontecendo nenhuma instânciação nessa parte do código. Repare que minhaConta já existia anteriormente e nessa linha, outraConta passou a se referenciar à mesma instância de minhaConta.

Mas eu posso declarar valores sem ter instanciado? minhaConta se refere ao primeiro objeto, certo? E outraConta não se refere a outro objeto? E se for outro objeto eu não preciso instancia-lo?

Felipe, outraConta está se referindo ao mesmo objeto que minhaConta. Por isso que nessa linha não houve criação de objeto!

Obrigado Gabriel. É porque bagunçou minha mente rs E ainda não tinha visto isso na orientação objeto.

Por nada, Felipe!

Fazendo uma analogia aqui pra deixar mais claro:

podemos nos referênciar à uma mesma pessoa pelo seu RG ou pelo seu CPF. São duas formas diferentes de nos referirmos à alguém. E é examante a mesma coisa que está acontecendo nesse código! Temos um mesmo objeto (que inicialmente foi instânciado e passo a ser referênciado por minhaConta) e que posteriormente passou a ser referênciado tbm por outraConta.

Qualquer coisa é só falar!

E sempre que tiver alguma dúvida basta recorrer ao pessoal aqui no fórum!

Grande abraço e bons estudos!

Obrigado meu amigo. Estou tentando estudar java para desenvolver em casa e estar pronto para o mercado. Eu só tenho duvidas nas carreiras, pois há alguns cursos que estão atualizados com cursos novos. Tanto que aqueles cursos que estão desatualizados orienta-se a fazer as substituições deles. Só que na carreira java Tem um curso inicial que foi substiuido por dois e eu ja fiz o primeiro e estou fazendo o segundo que é o seu curso java parte 2, depois que acabar ele eu não preciso fazer o antigo que foi desatualizado ?

Boa tarde, Felipe!

Sobre as mudanças na carreira Java, vc pode encontrar a resposta sobre isso aqui!

Em relação ao curso que vc perguntou especificamente, como vc está iniciando, eu sugiro que veja o antigo tbm como forma de fixar o conteúdo visto. Afinal de contas, quanto mais exercícios vc fizer, melhor será!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software