1
resposta

Correção

Apenas uma correção, mas me informe caso esteja enganado.

O exercício pede para calcular o percentual desta forma : (1 - (X.QUANTIDADE_LIMITE/X.QUANTIDADE_VENDAS))

mas deveria ser desta : (X.QUANTIDADE_VENDAS/X.QUANTIDADE_LIMITE) -1)

imagine um cliente com QUANTIDADE_LIMITE = 20.000 e QUANTIDADE_VENDAS 40.000

podemos dizer que que a quantidade vendida para este cliente excedeu em 100% o valor limite dele, correto?

pela 1º formula fica : 1 - (20.000 / 40.000) = 0.5 nesse caso estamos aplicando a porcentagem e calculando a variação em cima do próprio valor da venda. Ou seja 'qual porcentagem DESTE valor de venda representa o excedente para mais ou menos do valor limite' . Inclusive esse valor chega a 1 apenas se o denominador tender ao infinito

pela 2º formula fica : (40.000 / 20.000) -1 = 1 já nesse caso estamos aplicando a porcentagem em cima do valor do limite, ou seja, 'quantos porcentos DESTE valor limite eu estou excedendo na venda' .

Bom, era só uma correção mesmo conceitual, são duas abordagens válidas, mas a segunda é mais coerente. Espero ter sido claro. Abraços

1 resposta

Olá José Guilherme, tudo bem? Entendi sua lógica José Guilherme, mas como você mesmo mencionou as duas abordagens são válidas, então acho que podemos manter a opinião do instrutor, mas se você ainda acha uma mudança válido, então você pode clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela e acessar a opção SUGERIR ALTERAÇÃO, assim o pessoal responsável vai analisar e então fazer as alterações se for realmente necessário.

Espero ter ajudado!