Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Cores terciárias

Não consegui completar o círculo cromático com as cores terciárias. Ao usar o pincel para tentar misturar as cores, acabei sempre pintando uma por cima da outra, não houve a mistura. Tentei deixar minha tela igual à do vídeo e mesmo assim não funcionou. Selecionei o pincel errado?

3 respostas

Bom dia Filipe, tudo bem ^^.

O professor conseguiu trabalhar com as misturas das cores de maneira tão simples, por que ele está utilizando uma mesa digitalizadora, então ele consegue controlar a quantidade de cor que vai para o papel com a pressão da caneta em cima da mesa.

Provavelmente você está utilizando o mouse para fazer o mesmo exercício.

Caso você esta usando o mouse faça o seguinte para conseguir um resultado semelhante ok:

MOUSE:

  • Mude a configuração do flow nas configurações do brush para 5%, assim você consegue ter mais controle da quantidade com o mouse.

O flow é responsável para definir quanta tinta esta sendo aplicada em cada clique, então quando você fica pressionado o botao do mouse ele vai ficando mais intenso com o tempo, assim você consegue ver as cores se misturando, se ficar tempo demais fica só o amarelo ou o vermelhor, então tem que ir notando a mistura para parar de pressionar o botão do mouse

  • Habilite o Airbrush-style, o icone que fica ao lado do flow.

Essa propriedade faz com que o mouse funcione como um spray, quando você fica pressionado o botao do mouse ele vai pintando do centro para as bordas do cursor

MESA DIGITALIZADORA:

  • Caso você esteja usando uma mesa, deixe o flow em 40%, mas você deve clicar no icone ao lado da propriedade opacity. E também deve habilitar o airbrush

Com essas configurações você vai pintando em formatos circulares para ver uma cor ir mesclando com a outra, assim você deverá conseguir chegar no mesmo resultado que o professor ok ^^

Acredito que é apenas uma questão de costume com a ferramenta.

Espero ter ajudado, um abraço e bons estudos

Quando falei que tentei deixar minha tela igual à do vídeo me referia exatamente ao flow, mas em 40%, o que não funcionou pro mouse rs

Segui as orientações e consegui um resultado bem melhor que o primeiro, apesar de achá-lo ainda um pouco distante do do vídeo, mas acredito que seja mesmo porque eu usei o mouse e não a mesa: https://imgur.com/JOfv7LT

Fiz também a escala de saturação (https://imgur.com/twLRREk) e percebi que a tonalidade não ficou exatamente igual (https://imgur.com/eOCDX5M). Acho que isso aconteceu porque eu mantive o botão do mouse pressionado por tempos diferentes em cada círculo. Faz sentido achar isso?

solução!

Bom dia Filipe. 8D

Sim cara, faz todo sentido, como você esta trabalhando com uma configuração que te de uma certa liberdade de tons e intensidade não é sempre que a gente consegue o mesmo resultado, principalmente trabalhando com o mouse onde o nosso controle é mais limitado do que com uma mesa digitalizadora.

Mas o resultado ficou muito bom, e pode parecer uma coisa simples, mas só o fato de você entender este conceito no photoshop melhora sua técnica de pintura e utilização do brush em 100%.

Um abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software