1
resposta

cores no terminal do VSCODE

OLA professores da Alura. Sei que nao faz parte do escopo deste curso, e nem o professor NICO ensina como utilizar cores no terminal. Mas estou tentando aqui e nao esta dando certo. No PYCHARM imprime corretamente as cores. Mas no VSCODE, o resultado aparece diferente. Ces me ajudam? ps. Ja tentei os outros terminais tambem. tentei usar a biblioteca Colorama, e quando coloco RED, aparece azul. Nao tenho ideia o que esta acontecendo.

import colorama
from colorama import Fore, Style

print('\033[30m 30\033[m')
print('\033[31m 31\033[m')
print('\033[32m 32\033[m')
print('\033[33m 33\033[m')
print('\033[34m 34\033[m')
print('\033[35m 35\033[m')
print('\033[36m 36\033[m')
print('\033[37m 37\033[m')
print('\033[38m 38\033[m')
print('\033[39m 39\033[m')

colorama.init()
print(Fore.RED + 'vermelho!')
colorama.deinit()

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, André!

Pelo que você descreveu e pelo código que compartilhou, parece que você está no caminho certo para usar cores no terminal com a biblioteca Colorama. No entanto, o comportamento inesperado das cores pode estar relacionado a algumas configurações específicas do terminal no VSCode ou até mesmo a uma incompatibilidade entre a versão do Colorama e o terminal que você está usando.

Uma coisa que você pode tentar é garantir que o Colorama esteja inicializado antes de fazer qualquer impressão com cores. Isso é feito chamando colorama.init() no início do seu script. Você já fez isso, mas talvez movê-lo para o topo do arquivo possa ajudar.

Além disso, vale a pena verificar se as configurações do terminal no VSCode estão corretas. Às vezes, o terminal integrado pode ter configurações que afetam a forma como as cores são exibidas. Você pode acessar as configurações do terminal procurando por "terminal.integrated" nas configurações do VSCode.

Se ainda assim as cores não estiverem sendo exibidas corretamente, pode ser uma limitação ou um bug no terminal integrado do VSCode. Nesse caso, você pode tentar atualizar o VSCode para a versão mais recente ou até mesmo abrir um issue no repositório do projeto no GitHub, se acreditar que se trata de um bug.

Espero que essas sugestões te ajudem a resolver o problema. Lembre-se de que, às vezes, a solução pode envolver um pouco de tentativa e erro para encontrar a configuração certa para o seu ambiente específico. Espero ter ajudado. Qualquer coisa manda aqui. Bons estudos!