Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Cores no celular

Quando a arte é visualizado nos Smartphones ela apresenta cores modificadas. O que eu posso fazer para deixar as cores mais adaptadas para as configurações de saturação (e outros que eu obviamente desconheço) do mesmo ?

3 respostas

Bom dia Vinicius, tudo bem ^^

Quando você diz que os smartphones apresentam cores modificadas você esta querendo dizer o que exatamente? Modificadas a sua saturação, por exemplo se pegar o valor bruto dessa cor ela vai ser diferente da que você vê no computador?

Estou perguntando isso por que as duas mídias usam o formato RGB para apresentar a cor, essa diferença não deveria existir, o máximo que pode acontecer é alguem utilizar uma iluminação baixa no celular, ou até mesmo um modo leitura que deixa a tela do celular amarelada e isso vai destoar as cores. Mas ai é uma configuração pessoal do usuario no celular, e não um padrão.

Em tese as configurações iniciais irão apresentar as mesmas exatas cores que você criou, você conseguiria colocar um link com o print desta diferença aqui, as vezes eu não entendi bem ^^

Um abraço

A minha duvida começou quando eu vi no instagram de uma artista a seguinte pergunta "Como você faz para deixar as cores da sua arte serem visualizadas no celular idêntico a como você faz no computador ?".

A mesma disse que usava o Lightroom para corrigir as cores antes de postar no aplicativo para que quando fosse vista no celular, as cores não ficassem incompatíveis. ( Eu também já ouvi falar que no celular as cores são diferentes das que são visualizados no computador ).

RESUMINDO... Se eu pegar minha arte e enviar para meu celular e colocar meu celular ao lado da minha tela com a mesma arte eu vou perceber uma grande diferença nos tons que eu escolhi.

Já verifiquei formato RGB, comparei as cores do meu celular com a de outras pessoas, verifiquei o filtro de luz azul, mudei até de tela de computador e etc.

solução!

Bom dia Vinícius. tudo bem.

Sua dúvida é muito válida. Cara não sei se vou conseguir trazer uma solução 100% eficaz aqui, mas tentarei explicar e passar coisas que podem ser feitas.

Existem alguns motivos que causam diferença de cor entre um dispositivo e outro. Essa diferença por muitas vezes pode não ser tão significativo, mas em outras pode causar muitos problemas. Isso acontece tanto pelo que chamamos de color management que é o gerenciamento de cor do dispositivo e arquivo que você está criando.

O problema disto é que junto com o gerenciamento de cor nós temos a capacidade dos monitores dos dispositivos que usamos. Se você usa um notebook faz uma arte e gerencia estes perfis de cores e deixa tudo correto ainda assim haverá diferença por que o monitor do notebook esta calibrado e consegue emitir uma certa faixa de luz e quantidade de cores e a tela de um celular smartphone consegue emitir mais informações de cores e luz o que causa uma pequena divergencia.

Além deste problema ainda existe a configuração e ordens de pixels na tela do celular, existe um efeito chamado PenTile que faz com que os pixels azul e vermelho da tela sejam ligeiramente maiores do que o pixel verde e isso altera a nossa percepção da cor e essa é uma configuração por exemplo criada pela sansung e ela usa em determinados dispositivos dela.

É um problema bem complicado de se lidar

Possíveis soluções:

Para solucionar este problema a primeira dica é, faça uma pesquisa de mercado sobre o seu publico alvo, qual o dispositivo que mais acessa sua arte, qual a configuração de cor deste dispositivo, a diferença entreo seu computador e este dispositivo é o suficiente para você precisar se preocupar? Caso sim criar sua arte pensando nisto.

A segunda dica seria, você quer atingir todos? A solução é criar a sua arte no seu computador e gerenciar suas cores para ele, depois levar esta arte para o celular, e em uma duplicata da sua arte fazer ajustes de cor para que naquele dispositivo você tenha o resultado esperado, e em seu portifólio deixar isso especificado.

A terceira e que eu acho é a mais utilizada, fazer testes de cor no durante o projeto gráfico para conseguir utilizar a range de cor que menos sofrerá alteração entre os dispositivos e na sua arte, por exemplo um amarelo que fica mais esverdeado alterar levemente o amarelho até ambas ficarem semelhantes.

É um processo complicado, e existem vários profissionais que passam por este problema. Alguns preferem ignorar, outros preferem configurar todas as suas telas para serem semelhantes, e muitas vezes perdendo qualidade em telas de celular com relação a monitores mais fracos.

Eu acredito que seja isso, perdão o texto tão grande xD hehehehehe, mas espero que tenha ajudado um pouco.

Um abraço e bons estudos 8)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software