1
resposta

Cor verde escura para acessibilidade

Olá a todos. Eu gostaria de uma opinião. Eu usava uma cor verde clara no layout de um app que estou desenvolvendo e como vi no curso de acessibilidade que cores vivas não são muito agradáveis para pessoas com transtorno do espectro do autismo, resolvi mudar para uma cor verde escura( mais especificamente a tonalidade verde teal). Essa seria uma cor mais adequada para atender a esse público? Agradeço desde já opiniões e sugestões.

1 resposta

Olá, Raphael, tudo bem?

Muito legal saber que você tem se preocupado com a acessibilidade desde a construção do seu app! :)) Utilizar uma cor menos brilhante, como essa que você escolheu, pode ser uma boa estratégia, considerando que pessoas no espectro do autismo podem ter hipersensibilidade visual.

Além da cor em si, o contraste médio entre elementos de primeiro plano e fundo faz toda a diferença para a compreensão e conforto visual do usuário. O GAIA (Guidelines for Accessible Interfaces for people with Autism) recomenda o uso de cores claras para fundos e um pouco mais escuras para primeiro plano, o suficiente para gerar nítida diferenciação entre eles. A organização da tela com poucos elementos de distração também pode ajudar.

Para conferir se o contraste está suficiente, você pode usar ferramentas como contrast checker, coolors contrast-checker, webaim, assim como outros plugins do próprio figma (stark e able). O contraste mínimo ideal entre fundo e elementos (principalmente texto) é em torno de 4.5 para 1.

Para mais recomendações de acessibilidade web para pessoas do espectro autista, o GAIA (guia que citei acima) pode ser uma boa fonte de consulta. Lá tem informações interessantes sobre diversos aspectos de UI/UX para este público.

Siga firme no projeto, te desejamos muito sucesso!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software