Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Cor só muda para vermelho

Olá, estou conseguindo mudar da cor padrao (azul) para vermelho, mas depois disso nao consigo mais mudar. Esqueci de adicionar algo ao código? Obrigado!

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');
    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if (desenha && podeDesenharNaArea(x, y)) {

            desenhaCirculo (x, y, 5, corAtual)
        }       
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    function podeDesenharNaArea(x, y) {

        if (x >= 0 && x < 3* tamanhoQuadrados && y >= 0 && y < tamanhoQuadrados ) {
            return false;
        } else {
            return true;
        }
    }

        function mudaCor (evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if (y > yQuadrados && x < yQuadrados + tamanhoQuadrados) {

            if(x > xVermelho && x < xVermelho + tamanhoQuadrados) {

                corAtual = "red";

            } else if (x > xVerde && x < xVerde + tamanhoQuadrados) {

                corAtual = "green";

            } else if (x > xAzul && x < xAzul + tamanhoQuadrados) {

                corAtual = "blue";
            }
        }


    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = mudaCor;



</script>
1 resposta
solução!

Faaala Roger, tudo bem ?

É um pequeno errinho que está no trecho:

if (y > yQuadrados && x < yQuadrados + tamanhoQuadrados)

O correto é: y < yQuadrados e não x < yQuadrados.

Ficando desta forma:

 if (y > yQuadrados && y < yQuadrados + tamanhoQuadrados) 

Modifique isto e seu código funcionará.

Espero ter ajudado. Bons estudos!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software