Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Cor de fundo pelo nome, ao invés de hexadecimal ou valores?

Boa tarde. Quando usei o background-color, o editor que estou usando (Brackets) já me ofereceu uma série de cores com seus nomes ao lado. Fiz assim com os parágrafos, só para testar e funcionou. Posso fazer assim ou devo optar por umas das duas opções faladas no vídeo? Entre as duas citadas, achei a opção digitando os valores mais fácil para chegar ao tom de cor pretendido, pois saber a cor exata em hexadecimal é dose! ```

p {font-family: "times neu roman", serif; background-color:blue; }

3 respostas

Gley, Ambos funcionam tanto o nome como o padrão RGB. O problema é que o nome já tem um tom definido. Se quiser utilizar um tom de azul diferente do padrão utilizado quando se coloca "blue" terá que usar o RGB.

Hola Gley,

Realmente, no HTML é possível utilizar várias formas para definir uma cor. As mais conhecidas são:

  • Hexadecimal da cor (HEX)

  • RGB da cor

  • Nome da Cor

No entanto, também é possível utilizar HSL, CYMK, entre outros.

Uma grande questão em não utilizar as cores (em palavras) é a limitação de cores que isso da ao sistema.

É muito comum você encontrar sistemas atualmente com uma grande variação suave de tonalidade da mesma cor, o que não é possível fazer escrevendo a cor.

Por isso é recomendado o uso de RGB ou HEX, pela grande gama de possibilidades que se pode ter em cores.

solução!

Perfeito Priscila! Gley o Brackets e outros editores tem essa funcionalidade maravilhosa, e o console do desenvolvedor também tem. Se quiser saber mais a respeito eu indico esse curso aqui do Alura Curso Chrome DevTools: analise, inspecione e depure suas páginas Web a vantagem que vejo em utilizar o console e que ele te dar o poder de mudar as cores gradualmente e já vê o resultado no navegador em tempo real. Bom espero ter ajudado.Bons estudos a todos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software