Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Copiar metade da garrafa

Olá.

No minuto 15:38, o professor copia apenas um lado do objeto para refletir do outro lado.

Não consigo realizar esse comando.

Quando seleciono um lado do objeto com o SHIFT e ALT pressionados, eu acabo copiando/movendo o objeto inteiro para o outro lado. E, na hora de refletir, ele fica todo deformado porque não foi movido apenas um lado.

Já vi outros tópicos parecidos, mas as respostas não sanaram meu problema.

Obrigado.

14 respostas

Olá, Thiago

Tudo bem?

Você está movimentando toda a garrafa (ou seja, o contorno dela também)? Se for esse o caso, talvez isso esteja acontecendo porque os objetos estão agrupados. Experimente desagrupá-los com o comando Ctrl + Shift + G.

Você pode também bloquear o contorno da garrafa com o atalho Ctrl + 2, para evitar de selecioná-lo sem querer. Depois, para desbloqueá-lo, use o atalho Ctrl + Alt + 2.

Espero ter ajudado.

Abraços

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Felipe.

A garrafa está fixada ao fundo.

Eu movimento todo o objeto de contorno rosa, mas a garrafa permanece fixa.

Segue um print do que está acontecendo.

Pelo seu print você duplicou o desenho vetorial e não a imagem da garrafa, como era esperado.

Exato.

Mas na aula o professor copiou apenas o lado esquerdo do desenho vetorial e arrastou ao lado direito para refletir e fechar o formato do desenho em forma de garrafa.

É isso que não estou conseguindo fazer, porque eu acabo copiando e arrastando todo o desenho quando seleciono pressionados SHIFT e ALT.

Eu deveria arrastar apenas o lado esquerdo e sobrepor ao direito para refletir, conforme o professor fez na aula.

Certo. O professor duplica só o lado esquerdo porque é apenas este o lado que ele tem desenhado. Você está duplicando a garrafa por completo porque, por algum motivo, o seu desenho já está completo. A questão é: por que o desenho está completo (com os lados esquerdos e direito)?

Estou me referindo a esta aula (minuto 15:35 pra frente):

https://cursos.alura.com.br/course/vetor-illustrator/task/46624

Segui exatamente igual ao professor. O desenho dele também está completo. Ele fez uns riscos internos de acabamento da garrafa apenas no lado esquerdo e disse que não precisaria repetir do lado direito porque nós iríamos refletir.

Então, ele copiou e moveu apenas o lado esquerdo e sobrepôs ao direito e refletiu, fechando o formato inteiro da garrafa com os riscos de acabamento interno.

Ele fez o mesmo processo para as partes interna e externa da garrafa: desenhou uma metade e depois a duplicou. No minuto 15:35 ele já havia juntado a duplicata da metade direita do contorno da garrafa. Para as partes internas, o processo foi repetito: primeiro foi desenhada uma metade (nesse caso a metade esquerda), que na sequência foi duplicada. Como eu disse antes, é provável que você esteja ou com todos os objetos agrupados (contorno e partes internas) ou selecionando-os todas inadvertidamente.

De qualquer maneira, me encaminhe o seu documento do Illustrator para eu entender exatamente o que tá acontecendo, por favor. Pode ser um link do Google Drive, por exemplo.

Oi, Thiago

Abri o seu arquivo e executei as ações de selecionar as linhas internas da garrafa, duplicá-las e refletí-las sem problemas, como você pode ver aqui. Primeiro as selecionei com a ferramenta de seleção, depois as dupliquei com mantendo a tecla Alt pressionada e por último executei a reflexão clicando com o botão direito do mouse.

Olá, Felipe.

Eu tentei fazer igual vc, mas não consegui selecionar apenas um lado da garrafa.

Como vc fez?

Olá, Thiago

Tudo bem?

Você assistiu ao Gif? Logo no início dele eu faço a seleção com o mouse de apenas ass partes que eu quero duplicar. Para isso, cliquei e a arrastei sobre as partes do desenho que me interessavam.

Abraços

solução!

Oi, Felipe.

Eu consegui agora. Tentei várias vezes até conseguir selecionar e refletir.

Não sei se é só comigo que acontece isso, mas tem vezes que o cursor seleciona tudo mesmo quando a ponta do mouse está restrita a algumas partes.

Acho que é falta de prática de minha parte.

Mas agradeço muito pela sua ajuda.

Resolveu meu problema.

Agora posso continuar com a aula.

Abraços!

Que bom, Thiago!

Nada como a prática para se acostumar com as ferramentas.

Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para criar outras postagens.

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software