2
respostas

copiar e colar

nao estou conseguindo copiar do navegador para o linux. meu linux foi instalado pelo virtual box. em confuguracoes, já coloquei em bidirecional para a area de transferencia compartilhada, porem o erro persiste. alguém poderia me ajduar?

creio que seja algo simples. mas nao estou conseguindo.

2 respostas

Olá, Fabio!

Entendo a frustração com esse tipo de problema. Vamos tentar resolver isso juntos!

Você mencionou que já configurou a área de transferência compartilhada como bidirecional no VirtualBox, o que é um bom começo. No entanto, às vezes, isso pode não ser suficiente. Aqui estão algumas etapas adicionais que você pode seguir para tentar resolver o problema:

1. Instalar as Adições de Convidado do VirtualBox:

• Abra o VirtualBox e inicie sua máquina virtual.
    • No menu da janela da máquina virtual, clique em Dispositivos e selecione Inserir imagem de CD dos Adicionais para Convidado.
    • Isso montará o CD de Adições de Convidado na sua máquina virtual. Normalmente, uma janela de instalação será exibida automaticamente. Se não aparecer, você pode abrir o terminal e executar os seguintes comandos:
      sudo mount /dev/cdrom /mnt
      sudo /mnt/VBoxLinuxAdditions.run

• Reinicie sua máquina virtual após a instalação.
  2. Verificar as Configurações do VirtualBox:

• Certifique-se de que a área de transferência compartilhada está realmente configurada como bidirecional:
      • Com a VM desligada, selecione-a no VirtualBox.
      • Vá em Configurações > Geral > Avançado.
      • Verifique se a Área de transferência compartilhada está definida como Bidirecional.
  3. Reiniciar o Serviço VBoxService:

• Às vezes, reiniciar o serviço VBoxService pode resolver o problema. No terminal da sua VM, execute:
      sudo systemctl restart vboxadd-service

4. Verificar Permissões:

• Certifique-se de que seu usuário tem as permissões necessárias para acessar a área de transferência. No terminal, você pode adicionar seu usuário ao grupo vboxsf:
      sudo usermod -aG vboxsf $USER

• Depois, reinicie a máquina virtual.

Espero que essas etapas ajudem a resolver o problema de copiar e colar entre o navegador e o Linux no VirtualBox. Espero ter ajudado e bons estudos!

Neste item eu nao consigo clicar.

No bidirecional já está feito.

os outros itens ele nao reconhece quando eu coloco o comando.

Outro detalhe que percebi é que quando o vm está ativo aparece nos icones no canto inferior direito que as pastas compartilhadas estão desativadas.

ainda nao consegui resultado positivo.